TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Por:   •  27/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

CONTEXTO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

2013

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

CONTEXTO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Trabalho de Campo desenvolvido como

Condição para aprovação da disciplina de Psicologia, Ciência e Profissão, sob orientação da Profª

Orientadora:

RESUMO

A presente pesquisa teve como objetivo principal a identificação das atividades de trabalho do psicólogo organizacional brasileiro. Essa pesquisa teve como enfoque a situação atual e a situação desejada da formação profissional e das atividades de trabalho do psicólogo organizacional.

A atuação deste profissional extrapola a visão tradicional de colocação do individuo no trabalho, ela busca ir além, desenvolvendo o individuo através de mudanças planejadas e participativas, com o objetivo de crescimento individual para melhor relação de convívio com o grupo e o grupo com a sociedade.

Porém a profissão ainda está estereotipada como um profissional apenas para recrutamento e seleção e avaliação de testes psicológicos.

A pesquisa mostrara a maior abrangência da área e a ampliação do leque de atuação dos psicólogos nas organizações, descreve de como um contato inicial apenas com o processo de seleção o psicólogo foi se envolvendo com outros problemas organizacionais tornando se indispensável em uma organização.

Mostrará ainda o grande crescimento da área, e a necessidade de novos conhecimentos, está a exigir uma definição mais abrangente do profissional no âmbito das instituições formadoras, uma discussão dessa nova realidade.

Palavras-chave: Psicologia,Profissional, contexto, atuação, organização, trabalho, empresa.

INTRODUÇÃO

Este é um trabalho de Campo, realizado por alunos do primeiro semestre do Curso de Psicologia da (UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA),que consiste em entrevistas realizadas com profissionais psicólogos atuantes no contexto Organizacional.

Para descrição e reflexão critica dos dados coletados sobre o cotidiano destes profissionais com teorias estudadas em sala de aula.

Em discussão os seguintes itens:

Forma de trabalho,

Campo de atuação,

Grau de satisfação na profissão;

Formação necessária para ingressar no mercado de trabalho;

Expectativas futuras para área;

Contribuição do psicólogo com um todo.

PROCEDIMENTOS

Para elaboração desta pesquisa, trabalhou-se com amostra de quatro psicólogos que atuam nas diferentes áreas de Recursos Humanos que atendessem ao critério de desenvolver funções de um profissional no contexto Organizacional.

As organizações que trabalhavam esses profissionais foram diversificadas quanto a sua natureza jurídica, tendo se trabalhado com uma multinacional do ramo de Contact, Center, uma agencia de RH, uma empresa de recrutamento e seleção e uma instituição privada multinacional na área metalúrgica.

Para coleta e analise de dados foi utilizado no primeiro momento um contato por telefone para apresentação do motivo “Entrevista sobre sua área de atuação”, após esclarecimentos sobre a não divulgação dos dados pessoais, os profissionais se dispuseram a nos receber.

Uma entrevista foi realizada no ambiente de trabalho do profissional e uma nos foi concedida na casa da mesma que não pode nos receber no ambiente de trabalho devido a questões profissionais, os outros dois profissionais não tendo disponibilidade em nos receber responderam a entrevista via e-mail.

Foi usada para realização das entrevistas caneta e papel para descrição das respostas, já que não nos foi autorizada a gravação.

As entrevistas foram realizadas em uma única sessão por dois representantes do grupo com duração aproximada de uma hora e trinta minutos. Para esclarecer os questionamentos elaborados pelo o grupo e pela professora da disciplina.

O Procedimento de analise de dados subdividiu se em duas fases:

Descrição e apreciação dos conteúdos verbais.

Discussão dos conteúdos sistematizados e informação de literatura.

Utilizando se dos dados e informações obtidas através das entrevistas, material discutido e aplicado na disciplina, pesquisas efetuas pelos integrantes do grupo em livros e web sites específicos abordando o tema referente da atuação do psicólogo, suas funções e atuações na sociedade, podemos refletir e concretizar com sucesso nosso trabalho.

DISCUSSÃO DOS DADOS

O objetivo do estudo é fornecer informações sobre a diversidade da Psicologia, não como uma área única de conhecimento, mas uma área que contem formas diferentes de raciocínio, ideias, visões, concepções, crenças e convicções múltiplas, que caracterizam a psicologia, contendo contextos de atuações diferenciadas e voltadas as necessidades sociais, abrangendo e estabelecendo relações com o conhecimento cientifico humano.

Destacando essa importância, ao longo justificada, e aqui voltada para área especifica organizacional e do trabalho, através da analise dos dados, obtivemos características.

Nesse caso, ficou evidente a satisfação dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (93.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com