Pedido De Vida
Trabalho Escolar: Pedido De Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caroliu90 • 16/9/2014 • 386 Palavras (2 Páginas) • 360 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA SÃO CAETANO DO SUL
AMBIENTE
VIRTUAL - AVA
SÃO CAETANO DO SUL , 16 DE SETEMBRO DE 2014
FACULDADE ANHANGUERA SÃO CAETANO DO SUL
Fundamentos Sociológicos da Educação
SÃO CAETANO DO SUL , 16 DE SETEMBRO DE 2014
AULA 3 – ATIVIDADE DE DESENVOLVIMENTO – AVA - Fundamentos Sociológicos da Educação
Passo 1: Leia o Capítulo 4 do livro-texto, “A Sociologia weberiana e a Educação”, escrito por Alonso Bezerra de Carvalho. Durante a leitura responda às seguintes questões:
1. Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?
Críticas feitas tanto à Teoria Clássica como à Teoria das Relações Humanas mostram a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente e que servisse de orientação para o trabalho. Os estudiosos buscaram visão nas obras de Max Weber para essa nova teoria da organização.
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração por volta da década de 1940 A sociologia e a obra de Weber representam um importante contraste em relação ao pensamento e aos trabalhos de Comte e Durkheim. Entre outras coisas, ele criticava o que chamava de profecias científicas ou filosóficas que apontavam um progressivo melhoramento da humanidade, de modo que também semos contra a especulação de leis, ao ressaltar que a Sociologia não deveria impor normas e nem ideais á ação prática.
2. Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?
Weber considerou como uma Pedagogia racional e burocrática, centrada na perspectiva da educação especializada do treinamento.
Para modificar essa realidade, Weber defendia o oferecimento de uma educação carismática, cujo objetivo não era o de transmitir conteúdo, mas sim o de formar por meio de determinados conteúdos, dando liberdade, autonomia e estimulando nos alunos a reflexão por meio do conhecimento. O professor deveria cultivar a neutralidade e compreender o seu papel como o de estimular e dar ferramentas par que os alunos se tornassem capazes de construir suas opiniões próprias.
Dessa forma, ao professor se defendia como necessária uma postura que equilibrasse a burocracia e o carisma, pois, assim, conseguiria
...