Pedido De Vida
Artigo: Pedido De Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anerb • 8/11/2014 • 1.411 Palavras (6 Páginas) • 274 Visualizações
CONSIDERAÇÕES FINAIS (1) Conclusões
A maior competitividade tem imposto uma atenção crescente na forma de gerir o
conhecimento nas organizações. Visto como competência essencial e vantagem competitiva
sustentável da organização, o conhecimento empresarial e sua gestão têm alterado os
paradigmas gerenciais e demandado uma postura gerencial mais preocupada com este ativo
intangível.
A integração entre os sistemas ERP e CRM contribui para a gestão do conhecimento
organizacional, na medida em que facilita o processo de identificação, armazenamento e
disseminação interna dos conhecimentos na empresa. Como conseqüência, pode ocorrer uma
melhor exploração das informações sobre os clientes na busca de vantagens competitivas.
Como pôde-se observar, a existência da integração entre os sistemas ERP e CRM facilitam a
GC, pois organiza e sistematiza as informações e/ou dados oriundos do relacionamento com
os clientes da organização.
Através dessa proposta, espera-se contribuir para a organização na melhor forma de gestão de
seus ativos e recursos informacionais, proporcionando através da GC uma vantagem
competitiva sustentável para a empresa e de difícil imitação, já que o conhecimento está
enraizado nas pessoas que trabalham na empresa, e não em recursos físicos, que são
facilmente copiados pelos concorrentes.
O modelo de excelência de gestão MEG é um modelo de referência e aprendizado que serve para todo tipo e porte de empresa, e poderá ser aplicado em qualquer tipo de organização, porque permite as organizações adequar suas praticas de gestão e conceitos de uma empresa, respeitando a cultura existente.
BENEFÍCIOS
Promove a competitividade e sustentabilidade
Proporciona um referencial para a gestão de organizações
Promove o aprendizado organizacional
Possibilita a avaliação e melhoria da gestão de forma abrangente
Esse modelo prima por uma liderança comprometida com a excelência de seus produtos e serviços, que é o ponto chave do desenvolvimento de qualquer organização.
Essa liderança deve ter uma competência estratégica, para direcionar eficazmente sua organização rumo ao sucesso, preocupada com a sustentabilidade e a sobrevivência da organização ao longo do tempo, sempre atenta às necessidades das partes interessadas, com foco nos clientes, que a mantêm viva, e na sociedade onde está inserida.
Para isso procura informações e conhecimentos para basear suas decisões e prover os recursos necessários para que as pessoas e processos da organização alcançem resultados mensuráveis e necessários, alinhados às estratégias e planos da organização.
Esse modelo diferente do que muitos desejam não é descritivo. Não é uma receita de bolo, uma solução pronta de como fazer as coisas para atingir excelência na gestão empresarial, pelo contrário, mostra apenas o caminho, uma forma de fazer, deixando o como fazer inteiramente nas mãos e inteligência da liderança da organização.
É impossível que a organização encontre uma única forma de gerenciar o seu negócio, ela sempre estará envolta por uma solução diferente dependendo da complexidade do problema seja utilizando técnicas da reengenharia, da gestão estratégica, da gestão pela qualidade total, da gestão por competências ou de outras tantas e diferentes formas de gerir uma organização ou parte dela.
O modelo de gestão empresarial encontrado e descrito é o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) que segundo sua idealizadora a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), está alicerçado em um conjunto de Conceitos Fundamentais, reconhecidos internacionalmente, e estruturado em Critérios e Requisitos, que expressam a síntese da compreensão sobre a Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência traduzem boas práticas e fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de Classe Mundial, que constantemente buscam aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças.
Os Fundamentos da Excelência essenciais para uma implementação desse modelo são:
1. Pensamento Sistêmico - Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
2. Aprendizado Organizacional - Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.
3. Cultura de inovação - Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
4. Liderança e constância de propósitos - Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.
5. Orientação por processos e informações - Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise
...