Perfil do sujeito
Por: Alessandro Campos Saban • 6/4/2016 • Tese • 1.068 Palavras (5 Páginas) • 375 Visualizações
FACULDADE SUMARÉ – UNIDADE BOM RETIRO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Professora: Fabiana Correa Mateus
SÃO PAULO
2015
FACULDADE SUMARÉ
UNIDADE BOM RETIRO
Aline Anjodara 1423395
Fabiane Sá 1420788
Janira Santos Borba Santiago 1422217
“PERFIL DO SUJEITO”
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento
Professora: Fabiana Correa Mateus
SÃO PAULO
2015
Sumário
Introdução..................................................................................................................3
Gestação...............................................4
A criança.................................................5
- Emoções.....................................................................5
- Afetividade..............................................................................................5
- Movimento............................................................................6
- Personalismo..............................................................................................6
Entrevista com a mãe.....................................................................................................7
Desenho......................................................................................................................8
Conclusão..........................................................................................................9
Referências Bibliográficas........................................................................................10
Termo de consentimento livre e esclarecido........................................................11
Introdução
Para Wallon, a gênese da inteligência é genética e organicamente social, a sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualizar. (Dantas, 1992).
Através de estudos, Wallon identificou que o meio em que a criança se desenvolve, é responsável pelo seu desenvolvimento intelectual e cognitivo.
Tendo Henri Wallon como base, este trabalho tem o objetivo de apurar o desenvolvimento de uma criança, a sua interação com a família, colegas e escola.
Gestação
Segundo Wallon, a criança se manifesta involuntariamente no início da vida uterina. A criança depende biologicamente do organismo materno, mas já está presente no meio social.
A gestação não foi planejada, a mãe de L.O engravidou aos 15 anos, mas não conseguia se aproximar do pai da criança, sentia nojo. Apesar da pouca idade e de se afastar do pai da criança durante a gestação, foi uma gravidez tranquila, durou o período de nove meses e o parto foi normal. L.O nasceu pesando 3 quilos e medindo 50 cm, ele chorava muito, teve cólica constantemente. A mãe da criança nunca trabalhou, possibilitando L.O de ser amamentado até os 3 anos.
L.O tem uma irmã de 4 anos, no ínicio sentiu ciúmes, mas depois se acostumou com a ideia de ter uma irmã.
L.O brinca, na maioria das vezes, sozinho, interagindo com os seus brinquedos e criando, então, uma “inteligência discursiva” com os seus brinquedos, criando histórias.
A criança
A criança é um menino de 6 anos, não frequentou a creche, entrou direto na pré-escola e não frequenta a escola atualmente, a mãe prefere educá-lo em casa com a ajuda da avó da criança. L.O não sabe ler e nem escrever. Ele é uma criança introspectiva que mora com a mãe, avó e com a irmã de 4 anos, não tem muito contato com o pai.
Emoções
A criança L.O sente muita a falta do pai e cobra constantemente para vê-lo. Ele fica feliz ao ir à casa de seu pai e comer todo tipo de alimento. Ele não gosta de ser contrariado e nem que as suas vontades sejam negadas, a ponto de ficar irritado, chorar e ofender a mãe ou quem contrariá-lo.
Afetividade
L.O é uma criança carinhosa com a mãe, a avó e com a irmã mais nova, mas se mostra tímido e desconfiado com as pessoas que não fazem parte do seu dia a dia. A mãe conta que não tem autoridade sobre ele, pois a avó faz todas as suas vontades.
Movimento
L.O não engatinhou, começou a andar aos 12 meses. Neste período, a criança também disse a sua primeira palavra.
L.O é uma criança pouco comunicativa, mas fala corretamente, se expressa de forma clara, sem erros ao pronunciar as palavras, mesmo que ainda não saiba ler e escrever. L.O brinca, na maioria das vezes, só, interagindo com os seus brinquedos, jogos no smartphone, criando, então, uma ligação emocional com os seus brinquedos. Quando brinca com outras crianças, gosta de jogar bola e brincar com carrinhos.
...