TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas e Respostas

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS – FIFE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FERNANDÓPOLIS – FEF

Atividade de Aprendizagem

(Texto Complementar)

Processos Psicológicos Básicos

Carolina Albuquerque

Vitória de Oliveira Guerreiro Rodrigues

2° Semestre/Psicologia

FERNANDOPÓLIS

2019

PERCEPÇÃO

ELABORAÇÃO DE 10 PERGUNTAS E RESPOSTAS

[pic 2]

  1. Faça uma breve síntese sobre percepção segundo a psicologia.

Resposta:

Segundo a psicologia, a percepção consiste em uma organização e interpretação dos estímulos que foram recebidos pelos sentidos e que possibilita identificar certos objetos e acontecimentos.

A percepção tem duas etapas, a sensorial e a intelectual. As duas se complementam, porque as sensações não proporcionam uma visão real do mundo, e devem ser trabalhadas pelo intelecto.

  1. No contexto de percepção é notável uma atenção seletiva. Com base nela, elabore uma exemplificação.

Resposta:

Por exemplo, se está alguém pensando em comprar um carro, prestará mais atenção aos carros nas ruas, aos anúncios e conversas sobre o assunto. Os estímulos enviados para o cérebro podem ser visuais, olfativos, sonoros, gustativos ou táteis, porém em determinado momento o cérebro é incapaz de assimilar todos eles, e acaba por utilizar a atenção seletiva como estratégia para filtrar as informações.

  1. Dentre o mesmo assunto estudamos as ilusões perceptivas. Comente sobre ela e considere ao menos 1 enigma perceptivo.

Resposta:

Durante o final do século XIX, quando a psicologia emergia como uma disciplina distinta, as ilusões perceptivas fascinavam os cientistas e ainda fascinam, porque as ilusões revelam as maneiras como normalmente organizamos e interpretamos as nossas sensações.

Enigma perceptivo:

[pic 3]

Que segmento da linha – A ou BC – parece mais longo? Para a maioria das pessoas, os dois segmentos parecem do mesmo tamanho, mas nossos olhos nos “enganam”. Como uma régua pode confirmar, a linha AB é um terço mais comprida do que a linha BC.

  1. A organização perceptiva também é importante para nosso entendimento sobre percepção. Nela, está presente um conjunto de sensações, mas de que forma são organizadas? Cite alguns dos seus parâmetros de estudo.

Resposta:

O humano as organiza numa Gestalt, palavra alemã que significa “forma” ou um “todo”. Os psicólogos da Gestalt promoveram demonstrações convincentes de percepção Gestalt e descreveram os princípios pelos quais organizamos as sensações em percepções. Parâmetros de estudo: Percepção da Forma; Percepção de Profundidade; Percepção de Movimento; Constância Perceptiva.

  1. Os filósofos têm debatido a respeito da origem de nossas faculdades perceptivas: “é inato ou adquirido?”. Quem são eles e o que nos trazem de argumento?

Resposta:

O filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) argumentava que o conhecimento deriva de nossos meios inatos de organizar as experiências sensoriais, na verdade, nascemos equipados para processar as informações sensoriais. Enquanto, John Locke (1632-1704) argumentou que por meio das experiências também aprendemos a perceber o mundo, ou seja, aprendemos a relacionar a distância de um objeto com seu tamanho.

  1. Tendo como fundamento a questão anterior, até que ponto a experiência é importante e de que forma ela molda radicalmente as nossas interpretações perceptivas?

Resposta:

A troca de experiências oferece a extraordinária oportunidade de aprendermos através das vivências de outras pessoas. Nesse sentido, além das nossas próprias experimentações, podemos ter acesso às lições que amigos, familiares e colegas de trabalho aprenderam, multiplicando o conhecimento e tornando-o infinito. Essa relação de troca deve ser valorizada, pois pode ser muito enriquecedora tanto para a vida pessoal como profissional.

Sobretudo, o sujeito da percepção é o corpo e não mais a consciência concebida separadamente da experiência vivida, consciência da qual provém o conhecimento. O corpo é, então, visto como fonte de sentidos, isto é, de significação da relação do sujeito no mundo; sujeito visto na totalidade, na sua estrutura de relações com as coisas ao seu redor.

  1. Redija uma curta introdução para Restrição Sensorial e Visão Recuperada. Em seguida, explique o que é Adaptação Perceptiva; Predisposição Perceptiva.

Resposta:

Para muitas espécies, o início da infância é um período crítico durante o qual a experiência deve ativar os mecanismos visuais inatos do cérebro. Se a remoção de cataratas restaura a visão de adultos que eram cegos desde o nascimento, eles permanecem incapazes de perceber o mundo normalmente. Em geral, podem distinguir figura de fundo e perceber cores, mas não incapazes de distinguir contornos e formas. Em experimentos controlados, filhotes de gato e de macaco foram criados com um input visual bastante restrito. Quando sua exposição visual volta ao normal, eles também sofrem de desvantagens visuais duradoras.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (192.4 Kb)   docx (122.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com