TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pierre Marty e Joyce McDougall

Por:   •  28/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Atividade online I

Leiam o artigo “O CORPO NA PSICANÁLISE CONTEMPORÂNEA: SOBRE AS CONCEPÇÕES PSICOSSOMÁTICAS DE PIERRE MARTY E JOYCE MCDOUGALL” e os materiais da aula nos slides (disponível no aluno online) e respondam as questões, abaixo.

1. Os psicanalistas franceses liderados por Pierre Marty discordavam da visão de Franz Alexander. Explique os argumentos que levaram a essa oposição.

Eles discordavam da visão dualista que Franz Alexander tinha que era como se corpo e mente fossem separados, e também porque via a doença orgânica de uma forma muito mecânica, com relação direta entre conflitos inconscientes e alteração em algum órgão específico.

2. Qual a importância de Pierre Marty e Joyce McDougall para a psicossomática psicanalítica?

Eles tem grande importância para a psicossomática psicanalítica, pois incluíram os  conceitos que ainda não tinham sido incorporados à literatura científica especializada, como o pensamento operatório e a desafetação.

3. Na Obra de Marty fala-se que o sujeito somático tem como característica exibir um comprometimento da capacidade de simbolização. Neste aspecto, procure explicar como seria esse comprometimento, evidenciando a estrutura do pensamento operatório.

O compromentimento é quanto a apresentar pensamentos superficiais e desprovidos de valor libidinal. O sujeito somático é excessivamente orientado para a realidade externa e estreitamente vinculado à materialidade dos fatos, pois não tem a capacidade de simbolização.

4. Pesquise os conceitos de mentalização e depressão essencial e relate o que você conseguiu compreender sobre eles na obra de Marty.

Mentalização: é o que protege o indivíduo das somatizações – as lembranças, os projetos, os conflitos. É a capacidade de assimilação mental dos acontecimentos.

Depressão essencial: A depressão essencial é caracterizada por uma depressão sem  objeto específico; Há um desinvestimento maciço em tudo; Não há tristeza, mas apatia. Aumentando a frequência de doenças e  acidentes psicossomáticos.

Entendi que Mentalização é a capacidade de fazer a assimilação de algum acontecimento na sua vida, como exemplo, a  morte de um ente querido e o sujeito consegue lidar com o luto, gerando essa mentalização que serve para proteger nossa a sua mente. Caso esse mesmo indivíduo não consiga fazer essa mentalização, ele sobrecarrega o soma, vindo a  apresentar alguma doença ou sintoma. O sujeito que  não consegue lidar com seus traumas, pode desenvolver a depressão essencial, que é a completa apatia de seus sentimentos.

5. Segundo McDougall (1991), pacientes somáticos geralmente são pouco capazes de elaborar psiquicamente afetos potencialmente desestruturantes. Como uma estratégia defensiva, os indivíduos em questão simplesmente “ejetam” os afetos do próprio aparelho mental. Explique como ocorre esse processo na teoria de McDougall

Os pacientes somáticos são incapazes processar os traumas ou acontecimentos que ocorreram em suas vidas, então eles se utilizam de mecanismos de defesa arcaicos, para que essas emoções não cheguem a sua mente, ejetando os afetos sem deixar eles serem elaboradas como deveriam ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com