Pinoquio as Avessas abordagem comportamental
Por: Ramon Floriano • 8/11/2015 • Dissertação • 524 Palavras (3 Páginas) • 1.746 Visualizações
Abordagem comportamental.
Comportamentalismo ou behaviorismo é a vertente da psicologia que toma como objeto de estudo o comportamento observavel e mensuravel.
No comportamentalismo nao existe conhecimento inato, todo o conhecimento vem atraves de experiencia, as pessoas sao completamente maleaveis. Existem tres principios no comportamentalismo, habituação, condicionamento classico e condicionamento operante. Todos baseados na regra de estimulo-resposta, podendo haver reforços positivos ou negativos dependendo do objetivo.
No livro podemos notar que mesmo antes da criança ir de fato para a escola, os pais reforçam sua curiosidade natural, respondendo a cada pergunta que conseguiam ou sabiam, dando assim margem para a criança ter novas duvidas.
Quando o pai explica o sistema escolar, referente a notas e provas para passar de ano, ele esta tambem ensinando ao filho quais os reforços positivos e negativos aos quais a criança deve se atentar para conseguir se adequar ao objetivo final que seria a formação e um bom emprego.
No primeiro dia de aula, podemos observar desde o inicio os estimulos como a campainha para as crianças pararem de brincar e entrarem para a aula, assim como para as trocas de professores, ja com a intençao de condiciona-las a se adequarem ao tempo especifico dos horarios escolares. Ao perguntar para uma professora de portugues sobre passaros, e a negativa da professora sobre a pergunta, é um reforço negativo para Felipe. Desse modo, repetindo-se esse reforço negativo, a criança se condiciona a nao fazer mais perguntas de seu real interesse ou qualquer outra fora do assunto da materia do professor para nao receber uma resposta negativa na sala de aula em meio aos seus colegas. Felipe aprende então a perguntar e a pensar somente no assunto da matera do professor que estiver na sala no momento pois percebe que os professores não gostam de ser questionados sobre o que não sabem. Felipe tambem nota com o tempo e se acostuma com o fato de que só vale realmente os conhecimentos adquiridos pelo professor e que é atraves disso que ira conseguir seu objetivo que é boa nota, para depois passar de ano e passar no vestibular.
Quando em certa ocasião o garoto não tem estimulos o suficiente para prestar atenção na aula e se distrai com um passaro do lado de fora, o professor chama sua atenção e o caso é levado aos pais, que tambem demonstram seu descontentamento para o filho causando um reforço negativo em relação aos passaros. Felipe então como resposta passa a mudar seu comportamento se adequando a escola, buscando reforço positivo dos pais tirando boas notas e nao sendo mais mandado ao psicologo para ganhar reforço positivo e não receber reforço negativo. Foi condicionado a se desprender de seus interesses originais e a se focar apenas naquilo que era recompensado positivamente como decorar nomes e tirar boas notas para concluir o objetivo de seus pais que depois passou a ser seu tambem, de se formar e ter um emprego trazendo recompensas positivas como bom salario e orgulho aos pais.
...