Pinóquio as avessas
Por: Thaysnms • 9/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.215 Palavras (9 Páginas) • 316 Visualizações
UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
Processos psicológicos básicos
Percepção
[pic 2]
São José dos Campos
2015
EDUARDO RANGEL RA C458HB-7
MAIARA SONDERMANN RA C558508
THAYS NEVES DE MELLO E SILVA RA C7313E-7
PERCEPÇÃO
Trabalho apresentado à Universidade Paulista como requisito para conclusão da disciplina de Processos psicológicos básicos – Sensação e percepção, do curso de Psicologia, sob orientação da Prof.ª Christiana Strauss.
[pic 3]
São José dos Campos
2015
EDUARDO RANGEL RA C458HB-7
MAIARA SONDERMANN RA C558508
THAYS NEVES DE MELLO E SILVA RA C7313E-7
PERCEPÇÃO
Trabalho apresentado à Universidade Paulista como requisito para conclusão da disciplina de Processos psicológicos básicos – Sensação e percepção, do curso de Psicologia, sob orientação da Prof.ª Christiana Strauss.
[pic 4]
Aprovado em:
BANCA EXAMINADORA
_______________________/__/___
Prof. Christiana Strauss
Universidade Paulista – UNIP
_______________________/__/___
RESUMO
Este trabalho se baseou nos conhecimentos extraídos das aulas de Processos Psicológicos Básicos. Refere- se a uma análise de sensação e percepção, sob o ponto de vista de diferentes pessoas em diferentes fases da vida observando a mesma imagem.
IMAGEM UTILIZADA PARA PESQUISA EM CAMPO
[pic 5]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Grupo um: Homens de diversas faixas etárias.
Pinóquio às avessas e a abordagem comportamentalista
Pinóquio às avessas e a abordagem humanista
Conclusão
Anexos
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo clarificar os conceitos de sensação e percepção, através dos resultados obtidos em pesquisa de observação/percepção de uma mesma imagem com pessoas diferentes.
Entende-se que a sensação e percepção é a forma como percebemos estímulos, como enxergamos o mundo exterior. A sensação é como nosso corpo detecta a energia física do ambiente e codifica como sinais neurais, esses sinais são interpretados, organizados e selecionados pela percepção por meio dos processamentos de botton-up e top-down
ENTREVISTAS REFERENTES Á PERCEPÇÃO DE DIFERENTES PESSOAS DE ACORDO COM UMA ÚNICA IMAGEM.
GRUPO UM: HOMENS DE DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS.
Essa parte da pesquisa foi realizada com a colaboração de três pessoas do sexo masculino, em diferentes fases da vida, uma criança, um adulto e um idoso colaboraram para que pudéssemos observar como é a percepção do ser humano do sexo masculino em fases diferentes da vida.
1º participante:
Idade: 4 anos
Sexo: Masculino
Escolaridade: Ensino infantil
Ambiente: A observação ocorreu em sua residência, com a criança sentada à mesa, na presença de sua mãe.
Tempo: 2 minutos.
Percepção: A criança foi orientada a observar a imagem e a relatar o que conseguia ver na ilustração, a orientamos a prestar bastante atenção. Depois de fixar os olhos atentamente na imagem e ficar por alguns segundos em silêncio observando, a criança respondeu que via um “vovô e uma vovó”. Quando questionada se não percebia mais nada na imagem a resposta foi “não consigo ver mais nada” insistimos para que a criança olhasse mais atentamente para a imagem, e mesmo tendo fixado o olhar atento por mais alguns segundos, a criança não conseguiu perceber mais nenhum detalhe, apenas as imagem maiores e chamativas da ilustração foram percebidas. Ficou claro que ela só conseguiu perceber as imagens maiores e evidentes, não conseguindo perceber detalhes, sobreposições de imagens e não conseguiu fazer conexões entre uma imagem e outra para compreender que os idosos que aparem na imagem são na realidade a junção de imagens menores.
2° participante:
Idade: 40 anos
Sexo: Masculino
Escolaridade: Ensino superior completo
Ambiente: A observação ocorreu em sua residência, com ele sentado na cama, no momento só estavam presente ele e quem conduzia a pesquisa.
Tempo: 3 minutos.
Percepção: Assim como com a criança, ele foi orientado a observar a imagem e a relatar o que conseguia ver na ilustração, a orientamos a prestar bastante atenção. Após visualizar a imagem o relatado foi : vejo um homem tocando violão, do lado esquerdo vejo uma mulher com a mão no chapéu dela, do lado direito da imagem vejo uma mulher saindo de uma porta, do outro lado uma garrafa em uma casa, duas casas grandes e no meio das casas uma garrafa dourada. Percebemos que o adulto se atentou bem aos detalhes, pois foi o que notou primeiramente, mas teve dificuldade em perceber as imagens maiores que compunham o todo, todos esses detalhes juntos formam dois rostos, de dois idosos, e o adulto não foi capaz de perceber esses dois rostos, os detalhes foram claramente percebidos, mas ele não teve uma visão do todo que formava outra imagem a partir da junção dessas pequenas partes, diferente da percepção da criança, que percebeu claramente a imagem maior, que é a junção das pequenas imagens, mas não conseguiu notar os detalhes, o adulto se atentou aos detalhes, mas a imagem do todo não foi percebida.
3° participante:
Idade: 75 anos
Sexo: Masculino
Escolaridade: Ensino superior completo
Ambiente: A observação aconteceu em sua residência, com ele sentado no sofá da sala de estar, no momento só estavam presente ele e quem conduzia a pesquisa.
Tempo: 4 minutos.
Percepção: Assim como com a criança e o adulto, ele foi orientado a observar a imagem e a relatar o que conseguia ver na ilustração, a orientamos a prestar bastante atenção. Após visualizar a imagem o relatado foi : Estou vendo um casal de idosos, de velhos, atrás da cabeça deles tem uma taça, vejo que o queixo da senhora muito grande, muito saliente, na orelha do senhor tem uma moça saindo por uma porta e tem uma garrafa na orelha da senhora. Ele percebeu apenas os detalhes maiores, mais visíveis na imagem e não foi capaz de perceber detalhes e imagens que juntas formaram o casal de idosos, ele apenas viu que era um casal, mas não foi capaz de perceber que o casal era formado a partir de imagens menores, assim como o menino de 4 anos ele percebeu apenas o todo e muito pouco das pequenas partes que compunham esse todo.
...