Portifolio de Psicologia Aplicada a Saúde
Por: marciele ramos • 8/6/2020 • Trabalho acadêmico • 369 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
[pic 2]
Curso de Graduação em Educação Física
Luiz da Silveira santos – RA 8078190
Psicologia Aplicada à Saúde
Atividade referente à disciplina Nutrição e Dietética, do curso de Educação Física, sob orientação da Prof. Camila Maria Fernandes Fantacini, para a obtenção da nota da atividade.
CUIABA-MT
2020
Descrição da atividade
Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.
Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?
Área de educação física, paciente sedentário com hipertensão e diabético, fica o dia inteiro em casa, sem nenhuma vontade de exercitar, principalmente ao ver sua família com os mesmos hábitos alimentares e a mesma rotina.
Como profissional iria analisar quais as melhores técnicas para ajustar o paciente a uma rotina, mas não so isso iria fazer um plano de treinamente e reajuste para toda a família, pós o paciente precisa de referência para uma vida saudável, e uma nova rotina com motivação e adquações para um novo estilo de vida, sempre focando que aquilo e essencial para melhoria da sua saúde.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARUCI, F. A. F. Psicologia Aplicada à Saúde. Batatais: Claretiano, 2015.
STRAUB, R. O. Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014.
...