Possibilidades de Prevenção em Psicologia Escolar
Por: Psico Yannis • 18/3/2020 • Resenha • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 249 Visualizações
1 - INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo de descrever através das escrituras do texto defendido pelas autoras, qual visam a compreensão pela qual a escola é um lugar excelente para o desempenho profissional em Psicologia Escolar. Portanto, demonstrando o favorecimento na elaboração de ambiente propícionando a comunicação e beneficiando à circulação de entendimentos e conceitos sobre a evolução humano, perante os métodos psicopedagógicas de ensino e aprendizagem na colaboração do profissional de psicologia educacional.
2 - CREDÊNCIAIS DOS AUTORES:
Clesy Maria Marinho Araújo; Psicóloga com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, pós doutorado e estágio sênior pela Universidade do UMinho, Portugal. Professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Consultora do INEP/MEC
Sandra Francesca Conte de Almeida; Doutora em Ciências da Educação (Psicologia) e Diplomada em Psicologia Escolar pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Psicanalista, Membro-Analista Fundador do Percurso Psicanalítico de Brasília. Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-Pr). É professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).
3 - RESUMO: Possibilidades de prevenção em psicologia escolar
Segundo o texto é essencial a prática do psicologo escolar no âmbito educacional, porém, é preciso a transmissão da prática inicial seja a médio ou longo prazo aos psicólogos escolares sendo necessário a urgência no suporte desse trajeto para suprir a realidade atual relativo ao sistema educacional. Para que haja essa capacitação, é preciso estar apto para lidar com situações de conflito, singularidade e incerteza, quais poderá conter em suas práticas profissionais tanto no modo expressivo quanto na formativa, para que reconheça seus desânimos e medos. A partir de 1998 através do colaboração técnico relativo ao psicologo escolar, houve motivação em defesa á inclusão, análise, interenção e compreenção dos próprios através de proposta pertinente a atuação deste na realidade educacional. Portanto, no percurso desses anos em sendo aperfeiçoada e aprofundada devido a proposta que conduz com as demandas perante O transcorrer do desenvolvimento. A atuação preventiva é indispensável na associação institucional educativa. Tendo em vista o mapeamento institucional, o espaço de escuta psicológica, assessoria ao trabalho coletivo e acompanhamento de processo de Ensino-Aprendizagem.
Palara-chave: Psicologia escolar. Aprendizagem. Inclusão. Educacional.
4 - ANÁLISE CRÍTICA:
O texto relaciona as questões da possibilidade de prevenção em psicologia escolar e a Atuação preventiva. Assim, a formação e a atuação do profissional em psicologia educacional pertinente ao seu envolvimento institucional educativo em relação a uma proposta de intervenção, perante a realidade social que envolve os setores educativos. Porém, Sua atuação ainda é visto no circulo educativo em regularmente ao diagnóstico e ao atendimento de crianças com bloqueios emocionais ou de comportamento, bem como à instrução aos pais e aos professores sobre como trabalhar com alunos com esse tipo de problema. Esse cenário é resultado da influência do modelo clínico terapêutico de estruturação e atuação dos psicólogos no Brasil no conceito social predominante sobre a ação desse profissional. Qual deve e tem que ser revisto perante o ensino acadêmico.
Com isso, a psicologia no âmbito escolar, tem como meta de promover o processo educativo relacionado a todo seu contexto institucional. Porém, por muito tempo, as questões sobre a relação entre a Psicologia e a Educação, focaram-se em discordâncias às atuações dos psicólogos educacionais em relação às demandas e obstáculos da escola. Esses problemas têm tido muitos reflexos, entre os quais se destacam as indecisões havendo ainda as dúvidas e rejeições quanto à formação dos psicólogos escolares.
Mapeamento institucional - O processo de mapear, é o ato de compreender como se constituem o ambiente educacional para que haja facilidade inicial e posteriormente de criar subsídios para a compreensão no desenvolvimento de habilidades e competências para analisar a instituição escolar em todo o seu contexto.
Espaço de escuta psicológica. São necessário ações que desenvolvam métodos de observações e análises no intuito de criar estratégia para o desenvolvimento de escuta psicológica para que haja entendimento de análise sobre as presenças intersubjetivas relacionado ao contexto educativo.
...