Primeiros Socorros Estudo de Caso
Por: Alessandra G. • 20/4/2023 • Trabalho acadêmico • 395 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Estudo de caso – Primeiros Socorros
“Todas as pessoas, de qualquer idade, em qualquer ambiente e nas mais diversas situações estão sujeitas a se acidentarem ou sofrerem um mal súbito. As consequências, em qualquer uma destas situações são diretamente proporcionais a gravidade do ocorrido e à qualidade e presteza no pronto atendimento. Da mesma forma, dentro do ambiente escolar, principalmente nas aulas de Educação Física, é muito comum ocorrerem situações onde o professor de Educação Física deve prestar o primeiro atendimento. (...) Porém, não basta apenas que o professor possua os conhecimentos necessários a um pronto atendimento uma vez que nem sempre ele estará presente, quer seja na realização de uma atividade física quer seja no dia a dia dos alunos. (...) Acreditamos que parte deste conhecimento técnico deve ser disseminado na escola, uma vez que no contexto do aluno e seus familiares diversas situações podem demandar conhecimentos que quando não adquiridos podem gerar procedimentos de urgência incorretos chegando até a agravar alguma situação.”
LACERDA, Camila de Sousa; PAIANO, Ronê. Educação física no ensino médio e primeiros socorros: o conhecimento de alunos e professores. VII Jornada de Iniciação Científica – 2011. Disponível em https://goo.gl/yKydV6 (Links para um site externo.)
A partir do trecho acima explicite os principais benefícios e riscos de ensinar os primeiros socorros aos alunos de uma escola.
Levando em consideração que um atendimento de urgência ou emergência, seja público ou particular, pode demorar a chegar, é importante que todos tenham conhecimentos básicos em primeiros socorros em um ambiente escolar, para que ao ver um colega em uma situação de, por exemplo, engasgamento, convulsão, intoxicação, uma fratura, seja praticando um esporte ou brincando com os colegas, os alunos (e toda a comunidade escolar) saibam como agir até que uma equipe profissional chegue.
O principal benefício é o de colaborar na preservação da integridade física do outro, sem que uma ação inadequada seja tomada. Uma conduta preventiva de acidentes também pode ser abordada. Além disso, a aquisição destes conhecimentos ultrapassaria as fronteiras da escola, podendo ser usada em qualquer situação, dentro ou fora de casa.
A falta de preparo adequado, o desespero diante de situações emergenciais e até a falta de maturidade emocional para lidar com estas, podem ser os principais riscos do ensino de Primeiros Socorros aos estudantes, que podem entrar em pânico, agir de forma equivocada e até impulsiva, piorando o quadro da vítima de incidentes/acidentes.
...