Processo de Conhecer em Avaliação Psicológica
Por: franselhorst • 26/4/2021 • Artigo • 1.282 Palavras (6 Páginas) • 153 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA
CURSO DE PSICOLOGIA
AINARA CRISTIANE CORREA
FRANCINE OLIVEIRA SOUZA SELHORST
MAICON FRASSON
NICOLY CAMILE DE LIMA GALO
PAOLA KUSMA
STELLY CAROLINE ALVES OLIVEIRA
ESTUDO DE CASO
CURITIBA
2021
Tarefa: A partir da leitura dos casos abaixo identifique os seguintes aspectos
1. Motivo da avaliação
2. Perguntas Norteadoras do raciocínio inicial
3. Hipóteses iniciais
4. Definição da finalidade da avaliação
5. Identificação dos fenômenos psicológicos a serem avaliados
6. Delimitação do sujeito da avaliação
Caso 1: Joel, um senhor de 65 anos tem preocupado sua família. Seus filhos estão solicitando ao seu médico geriatra um encaminhamento para um psicólogo que os ajude entender porque Joel tem esquecido tanto as coisas, às vezes não sabe como voltar para casa, fica perdido, estaciona o carro no supermercado e vem para casa de ônibus, guarda as coisas em casa e não lembra aonde.
- Esquecimento
- Em quais momentos esses esquecimentos ocorrem? Teve algum motivo aparente? Ou algum trauma? Qual a relação com a familiares? A quanto tempo isso ocorre, o contato com os filhos é de quanto em quanto tempo ?
- Alzheimer, estresse pós-traumático, demência, depressão, Fratura após alguma queda
- Porque dos esquecimentos
- transcurso, distratibilidade,atribuição errônea, sugestibilidade, propensão, persistência e interferência orientação espacial, sistema atencional
- Joel, um homem de 65 anos
Caso 2: O diretor de uma escola de grande porte vem a algum tempo observando que seus professores estão faltando muito. Há um grande número de atestados médicos no final do mês. Esse fato tem trazido muitas dificuldades, pois às vezes não há professores para substituição e os alunos acabam ficando sem aula e prejudicando suas aprendizagens.
- Porque os professores têm faltado tanto.
- Quais as condições de ensino? O diagnóstico dos médicos, para comparar se o motivo é o mesmo. Se são casos isolados ou sempre os mesmos motivos. Condições sanitárias. Como é o ambiente de trabalho? Como é o tratamento dos alunos para com os professores? Qual o suporte que a escola dá aos professores? Quantos alunos por sala? Qual a idade dos professores? Os professores faltantes dão aula para qual faixa etária? Quais são as queixas dos professores? Os professores estão conspirando contra a escola? Existe um espaço de diálogo entre professores e escola? As faltas são todas nos mesmos dias? Como se dão os relacionamentos entre os professores e com a direção?
- Estão requerendo algo específico? Problemas relacionais dentro da escola? Necessidades dos professores não atendidas. Infra estrutura deficitária que pode estar desencadeando problemas de saúde nos professores. Não há liderança efetiva da direção da escola, fazendo com que os professores não percebam sua necessidade diante do processo de aprendizagem do estudante.
- Descobrir o porquê das faltas constantes dos professores. Os professores não veem problemas em reconhecer as faltas
- Stress, Síndrome do Pânico, Ansiedade, Motivação, Relações Interpessoais
- Professores da escola. A equipe escolar representada pela instituição educacional, de grande porte
Caso 3: Ana tem 2 anos e 6 meses e foi encaminhada pelo pediatra para avaliação psicológica por apresentar comportamento de “comer cabelo”. Desde aproximadamente 1 ano e 10 meses ela recolhe fios de cabelo que estão no tapete, nos móveis, no banheiro e coloca-os na boca e os ingere. O pediatra realizou investigações mediante exame por imagem e foi constatado um “bolo de cabelo” de aproximadamente 3 cm de diâmetro no sistema gástrico da criança (intestino). Ana aos 2 anos ingressou no maternal em uma Escola de Educação Infantil e segundo os pais esse comportamento não é observado na escola
- Porque a criança come os cabelos.
- Porque a criança desenvolve esse comportamento somente em casa? Como é a relação com os pais e entre os pais? Como é o ambiente familiar? Estão passando por alguma situação de estresse? Existe uma gravidez, ou um irmão menor? Tem alguém cuidando dessa criança e orientando o que é certo e errado? Passou por algum trauma quando menor? Tem alguém na família que faz isso? Como é a limpeza do ambiente? Quando esse comportamento começou? Talvez ela tenha esse comportamento na escola e os pais não sabem?
- Síndrome de Rapunzel, ato de punição aos pais, os pais não observam o movimento disruptivo que afeta a criança
- Porque a criança come os cabelos e como é seu relacionamento envolvendo a escola e o ambiente familiar. Compreender a motivação do comportamento de comer cabelo e a funcionalidade do desenvolvimento da criança envolvendo a relação do contexto familiar e escolar
- Ansiedade, estresse, abandono, motivação, avaliar formatações afetivas familiares (vínculo com o pai e a mãe), vínculo da família e da escola
- Ana, uma menina de 2 anos e 6 meses que está no ensino infantil
Caso 4: Luiza, uma adolescente de 14 anos, que cursa o 1º. ano do ensino médio, sofre uma pressão muito grande de seus pais para que defina a profissão que quer seguir. Seus pais estão querendo colocá-la em um curso, extra aula, que possa ajudá-la a desenvolver as habilidades necessárias para a profissão escolhida. No momento ela não está preocupada com isso, pois está achando muito divertido a fase que está vivendo, pois tem saído muito e pretende fazer uma grande festa de aniversário de quinze anos e seu tempo vai gastar no preparativo da festa. Essa insistência de seus pais está interferindo muito na sua vida, pensa que não tem mais tranquilidade, pois eles só falam sobre isso e não estão deixando nem mesmo ela sair mais como antes.
...