Projeto Multidisciplinar
Trabalho Universitário: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dhina • 18/11/2013 • 2.422 Palavras (10 Páginas) • 422 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de definir a importância do projeto educativo transdisciplinar na escola, os impactos que se obtém envolvendo um determinado tema aos conteúdos curriculares anual.
A escola tem a função de educar, socializar, instruir e tem se feito necessário revolucionar a nossa educação, e o projeto tem a função de modificar as concepções e o modo de atuar dos professores, alunos e gestão das instituições de ensino, sendo assim é um meio, um veículo para melhorar o ensino e tornar a aprendizagem mais significativa, atualizando os conteúdos e adequando às necessidades dos alunos e da sociedade em que se veicula.
Com o tema Meio Ambiente buscamos mostrar a necessidade de contribuirmos com a preservação da natureza e o cuidado que todos nós devemos ter através das nossas atitudes. Precisamos nos conscientizar que o cuidado com ambiente é uma responsabilidade de todos nós e que a educação ambiental chega a ser algo cultural, e para modificarmos o pensamento das pessoas, dos nossos alunos em relação ao Meio Ambiente devemos começar em casa, nas escolas e para isso o papel do educador é fundamental na conscientização ambiental, são pequenas atitudes que fazem grande diferença colocar lixo no lixo já é um começo e a escola é um espaço social que contribui para a formação de cidadãos responsáveis através de comportamentos ambientalmente corretos aprendidos na prática podemos construir um ambiente bem mais sustentável.
ETAPAS DE UM PROJETO EDUCATIVO
1º Definição do tema:
O primeiro passo de um projeto multidisciplinar é definir o tema a ser trabalhado, é o fio condutor do projeto.
2º Título do projeto:
Deve despertar a curiosidade e o interesse das pessoas pelo projeto.
3º Objetivos gerais:
O que se pretende alcançar com o conjunto de atividades que constituem o projeto e como o tema se liga ao programa curricular.
4º Objetivos específicos:
São objetivos mais precisos e detalhados, que, mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades específicas.
5º Problema:
É o que motiva a realização do projeto com o objetivo de solucioná-los.
6º Justificativa:
É destacar a relevância e o porquê tal projeto deve ser realizado.
7º – Metodologia:
Definição de como cada professor irá trabalhar o tema em sua disciplina. No caso de um projeto interdisciplinar, é conveniente que essa decisão seja compartilhada pela equipe de professores e que alguns combinados fiquem estabelecidos para que haja integração e harmonia de atitudes. Especificação das principais atividades a serem realizadas, tais como entrevistas, visitas a museus, desenhos de observação, leitura de textos e imagens.
8º Atividades:
Agora é preciso tentar especificar as atividades centrais que levará à realização dos objetivos específicos do projeto.
Especificar a atividade a ser realizada. Esclarecer quais habilidades e competências serão desenvolvidas com a execução desta atividade. Esclarecer os métodos adotados para realizar a atividade. Esclarecer como a atividade vai se situar dentro do ano letivo e da grade curricular.
Descrever o local onde será realizada: sala de aula, laboratórios, biblioteca, quadra, externamente à escola etc. Descrever quem são as pessoas envolvidas na atividade. Não esqueça os alunos.
Indicar os recursos materiais necessários para desenvolver esta atividade.
9º Acompanhamento, avaliação:
É a forma de identificar se os alunos estão aprendendo os conhecimentos que estão sendo transmitidos através do projeto.
10º Equipe responsável pela elaboração do projeto:
As pessoas envolvidas na elaboração do projeto e sua função na escola (diretor, coordenador, professor, aluno).
11º Finalização:
Escolher um produto final forte para dar visibilidade aos processos de aprendizagem e aos conteúdos aprendidos.
Importância da transdisplinaridade no projeto
Transdisciplinaridade se define como algo que está interligado a outras coisas é a interação. Na educação muitas vezes separamos as disciplinas como se ficasse cada uma no seu mundo sem o envolvimento com as outras disciplinas.
Na vida tudo está interligado e porque na educação separamos tudo se na vida real é diferente? Muitos dizem que é a facilidade de ensinar
A matemática, por exemplo nos acompanha no nosso cotidiano e está relacionada a comunicação, a linguagem e etc. Se aprendemos conteúdos descontextualizados da vida, desligados de outros conteúdos de áreas diferentes do saber, acabamos por acreditar que a vida, para ser organizada, precisaria ser também fragmentada.
O projeto transdisciplinar tem a função de interligar as disciplinas trabalhando um mesmo tema, nesse sentido toda a escola estará envolvida, todos os professores levará o tema abordando de acordo com a sua disciplina e haverá uma ligação, uma contextualização na vida do aluno.
E através da transdisciplinaridade, na busca por um mundo melhor, onde os alunos, aprendam na interação e não na fragmentação, possam ser mais íntegros e coerentes internamente, possam valorizar e respeitar o meio ambiente, nossa Terra, nossa casa, e que possam saber conviver com seus semelhantes, construindo de uma forma mais humana uma nova sociedade.
Escola: Batista Betânia
Período: 8 semanas.
Público Alvo: 2º ano
Apresentação: As questões desmatamento e queimadas, com tudo o reflorestamento vem sido considerada uma urgência para a melhoria do planeta e o futuro da humanidade.
Neste projeto abordaremos a necessidade do plantio e cultivo das matas, mostrando os alunos no seu cotidiano uma metodologia interdisciplinar voltada a atingir os objetivos propostos.
Tema: Meio Ambiente
...