Psicologia Aplicada Ao Direito
Monografias: Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vfdbarros • 6/4/2014 • 426 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
1- Sobre o conceito de identidade de gênero e suas contribuições para a pesquisa e a atuação psicossocial, assinale a afirmativa INCORRETA:
Resposta: (b) eventuais distúrbios de identidade de gênero podem ser corrigidos, caso a criança seja encaminhada precocemente a um terapeuta;
2- No mundo contemporâneo ocidental, as relações de um casal se fundamentam
Resposta: (b) no valor que agregam ao projeto de vida de ambos;
3- Qual é o papel do Psicólogo no atendimento às mulheres vítimas de violência de gênero ou violência doméstica e familiar?
Resposta: Com o intuito de compreender a situação da mulher, o Psicólogo entra em cena para intervenção e integração de sua saúde mental, tomando como papel primordial investigar a história de vida da vítima através de seus relatos. A partir daí o profissional procura trabalhar em grupo ou individualmente os sentimentos de culpa, medo, raiva, e a auto-estima das mulheres em situação de violência.
4- Análise o texto abaixo à luz das questões de gênero:
Das mulheres são esperados comportamentos compatíveis como servir e cuidar dos outros, sendo capazes de realizar duas ou mais jornadas e várias tarefas simultâneas em uma jornada interminável, que leva a um desgaste prolongado, enquanto que dos homens são esperados comportamentos compatíveis com autocontrole emocional, sendo capazes de assumir riscos e exigências que em muitas vezes superam sua capacidade física.(ADAPTAÇÃO SEPROD/EMATER-PARÁ- PSICÓLOGO/2005)
Resposta: O comportamento social atual é o produto de toda a história da humanidade conjugado com a biologia de cada gênero. Nos primórdios, o gênero feminino tinha função exclusiva de cuidar da prole enquanto o gênero masculino era o provedor e protetor. Isso ocorria em função das questões físicas e biológicas. No decorrer da história verificam-se algumas adaptações neste comportamento, mas por questões culturais muitos destes comportamentos continuam a ser esperados.
Do homem se espera a força, a resistência, o equilíbrio, a razão. Da mulher, a flexibilidade, a leveza, o bom humor e a afetividade.
De fato, homem e mulher são diferentes, em muitos aspectos, físico, emocional e mental. Há estudos que comprovam que a construção cerebral de um homem é diferente da de uma mulher. O homem vê o global, a mulher enxerga o detalhe. A mulher é capaz de assumir muitas tarefas simultaneamente, enquanto que um homem, em regra, atua em uma tarefa de cada vez. Em suma, é indiscutível que se tratam de dois universos.
No entanto, é importante pontuar, que com a desenvolvimento e as conquistas da história, os papéis esperados de cada gênero, devem ser desconstruídos. Cada ser humano é único, e pode apresentar um comportamento de acordo com cada situação..... aí tem que fazer a conclusão..
...