Psicologia Aplicada Ao Direito
Trabalho Escolar: Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cecela__ • 24/11/2014 • 601 Palavras (3 Páginas) • 405 Visualizações
Psicologia Aplicada ao Direito
Atividade Estruturada 1.
A psicologia, mais especificamente a Psicologia Jurídica e um ramo da psicologia que foi criado com o intuito de colaborar com o Direito, produzindo conhecimento em conjunto com o conhecimento já produzido pelo Direito. O que possibilita que haja uma interação entre as duas ciências muito mais ampla.
O psicólogo jurídico atua fazendo avaliações psicológicas, perícias, orientações, acompanhamentos, contribui para politicas preventivas, dentre outras formas de atuação.
No Direito de Família principalmente, torna-se imprescindível á atuação do psicólogo. As questões familiares são mais amplas e complexas, não se limitando a letra fria e objetiva da lei.
A psicologia, como ciência do comportamento humano, vem através de seu contexto, buscar compreender elementos e aspectos emocionais de cada individuo e da dinâmica familiar, e assim, encontrar uma saída que atenda adequadamente as necessidades do ser humano, que muitas vezes passam despercebidas aos litígios judiciais.
Atividade Estruturada 2.
Gênero
Pode ser entendido como uma criação cultural e social de papéis sexuais. Conjunto de representações e práticas constituídas a partir das diferenças biológicas entre os sexos.
Sexo
Esta ligado as características anátomo-fisiológicas determinadasbiologicamente e diferenciando machos e fêmeas.
Violência de gênero
Caracteriza-se por qualquer ato que resulte em dano físico ou emocional. Sendo visto como abuso de poder de uma pessoa contra a outra, desigualdade e assimetria entre os gêneros.
EX: A violência contra a mulher.
Um tipo comum de violência do gênero é a violência entre parceiros íntimos, que inclui: atos de agressão física, relações sexuais forçadas, maus tratos psicológicos e o controle do comportamento do outro. Pode ocorrer em ambos os sexos, mas as mulheres são mais vitimadas.
Com isso, foi criada a “Lei n°11.340/ 2006 – A Lei Maria da Penha, estabelecendo que todo caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime e deve ser apurado através de inquérito policial e encaminhado ao Ministério Público”.
Atividade Estruturada 3.
1) De acordo com o texto, entendemos que, o Ideal Restaurativo vem como forma de equilíbrio entre as necessidades da vitima e da comunidade, com a necessidade de reintegrar o agressor a sociedade. Procura dar assistência á recuperação da vítima e permite que todas as partes participem ativamente desse processo; VÍTIMA, AGRESSOR E SOCIEDADE.
Vitimas, ofensores e comunidade são considerados “integrantes de uma rede interativa de pessoas” dos processos e dos programas de justiça restaurativa.
2) A Mediação de Conflitos existe como um agente imparcial e sem interesse algum no fato discutido.
Ou seja, age independentemente de ser com a vítima ou agressor, buscando a melhor maneira de se estabelecer um bom acordo entre as partes sem que haja desentendimento entre
...