TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Do Direito

Pesquisas Acadêmicas: Psicologia Do Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 11

A partir das declarações do sociólogo Júlio Jacobo, escolha uma das causas do aumento da criminalidade, citadas por ele, e desenvolva sua argumentação contra ou a favor.

Resposta: As causas citadas pelo sociólogo são visões reais que presenciamos na sociedade a todo tempo, inclusive uma está interligada com a outra. Escolhi para dissertar, a banalização da violência, um tema que é muito presente no nosso dia a dia em sociedade.

Nos dias de hoje é muito comum casos de crimes cruéis e monstruosos motivados, muitas vezes por motivos banais e fúteis. Crianças de dez, doze anos de idade que começam a usar da violência, como vingança pessoal para soluções de seus conflitos, arquitetando planos cruéis e até diabólicos, se fazendo de exemplo para tantas outras crianças que buscam resolver seus conflitos da mesma forma, o Brasil infelizmente ainda não tem um politica de resolução e prevenção desses crimes ‘’precoces’’, da educação das crianças, de um sistema que seja a favor da infância e da juventude que por algum motivo sofreram algum trauma infantil ou porque foram abandonados por seus pais e responsáveis, ou por qualquer que seja o motivo dessa horrível realidade em que vivemos e presenciamos nos dias de hoje.

Essa banalização da violência não está presente somente no âmbito infantil, em qualquer idade podemos constatar como o cenário criminal brasileiro se modificou, até a própria questão da convicção da impunidade está inteiramente relacionada com a banalização da violência. Criminosos que acreditam que possam burlar e enganar a lei praticam crimes cada vez mais monstruosos convictos que não serão pegos. Vivemos muitas realidades no Brasil, uma talvez pior e mais alarmante que a outra. Ainda podemos citar a questão das penitenciarias brasileiras, que ao invés de terem uma função social, para tentar recuperar esses indivíduos, o sistema é feito para punir, para se vingar, e o que vemos é um cenário selvagem, que só degrada mais o individuo do que o recupera.

Questão 12:

A) Podemos afirmar que os criminosos hoje apresentam aspectos psicossociais diferenciados que podem dificultar seu processo de ressocialização? Justifique.

Resposta:

Sim. A precariedade do sistema penitenciário brasileiro faz com que a ressocialização do criminoso seja cada vez mais difícil, pois não há um sistema preparado para eles dentro das penitenciarias, e muito menos fora delas. Fazendo com que muitos desses indivíduos tenham que recorrer novamente a vida do crime quando são devolvidos a sociedade, ou que até isso aconteça mesmo dentro das penitenciarias. Essa realidade muda o plano social de uma forma devastadora, fazendo com que gere um sistema penitenciário vingativo, punitivo ao invés de educador e regulamentador, a própria sociedade em geral tem medo do sistema penitenciário e do que ele pode acarretar na vida dos indivíduos que vão para esses lugares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com