Psicologia Do Esporte
Casos: Psicologia Do Esporte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laylaalves • 26/11/2014 • 4.579 Palavras (19 Páginas) • 343 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO DE PSICOLOGIA
CÍCERA ALEXSANDRA ALCÂNTARA
ELISA AFONSO SOARES
GRAZIELE LEAL
JOELMA RANGEL DA SILVA
KÊNNYA PEREIRA CALEIA
LAYLA ALVES DA SILVA
LOURIVAL FERNANDES DE OLIVEIRA
VERA LÚCIA BRANDÃO DOS SANTOS
PSICOLOGIA DO ESPORTE
CABO FRIO
2013
CÍCERA ALEXSANDRA ALCÂNTARA
ELISA AFONSO SOARES
GRAZIELE LEAL
JOELMA RANGEL DA SILVA
KÊNNYA PEREIRA CALEIA
LAYLA ALVES DA SILVA
LOURIVAL FERNANDES DE OLIVEIRA
VERA LÚCIA BRANDÃO DOS SANTOS
PSICOLOGIA DO ESPORTE
Trabalho referente à disciplina de Psicologia e Profissão 1º período do Curso de Psicologia da Universidade
Veiga de Almeida Orientadora: Andréa
Cardoso.
CABO FRIO
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1 – A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DO ESPORTE 5
2– O ESTADO ATUAL 6
3 – CAMPO DE ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO DO ESPORTE 7
4 – PAPEL DO PSICÓLOGO DO ESPORTE 9
5 – MEDIDAS DE AVALIAÇÃO DO PSICÓLOGO DO ESPORTE 11
6 – ENTREVISTA COM PSICÓLOGA DO ESPORTE 12
7 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
Um dos maiores fenômenos sociais do século XX,o esporte tem sido foco de de um aglomerado de pesquisas em diversas áreas cientificas, entre elas: Medicina, Fisiologia, Biomecânica, Sociologia, Antropologia, Psicologia.
A união delas constitui as chamadas ciências do esporte,cada uma oferecendo uma gama de informações teóricas e práticas para enriquecer a pratica esportiva em suas finalidades específicas.
A psicologia esportiva evolve-se em três objetivos principais:
-otimização do rendimento esportivo;
- desenvolvimento e
- educação através do esporte e promoção da saúde e bem estar.
O psicólogo esportivo trabalha com a preparação psicológica do atleta ou equipe, desenvolvendo e treinando habilidades psicológicas relacionadas a aspectos cognitivos, emocionais e sociais,
O âmbito em que o psicólogo do esporte está voltado é o desenvolvimento de atletas e educação através do esporte.
O objetivo do trabalho do psicólogo esportivo não é apenas otimizar o rendimento de um atleta ou equipe, mas orientar a prática de forma a levar em consideração os processos de aprendizagem e desenvolvimento motor, além de utilizar o esporte como ferramenta educativa, regulando interação sociais e participação dos pais e professores na formação de valores através da prática esportiva.
1. - A HISTÓRIA DA PSICOLOGIA DO ESPORTE
A Psicologia do Esporte tem sua história escrita a partir do século XX, na década de 20 surgiram os primeiros laboratórios e institutos de psicologia do esporte em países como União Soviética, Estados Unidos, Japão e Alemanha, mas uma ótima maneira de falar sobre Psicologia do Esporte é falando de João Carvalhães, pioneiro da prática no Brasil. Ele começou a praticar esse tipo de psicologia em 1958 com a equipe que disputaria o Campeonato Mundial de Futebol. Foi nesse ano que ganhamos o primeiro título mundial. Em 1965, foi fundada em Roma a Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte, cujo primeiro presidente foi Sr. F. Antonelli. No ano de 1979, foi fundada a Sociedade Brasileira de Psicologia dom Esporte, da Atividade Física e da Recreação (SOBRAP). Em 1986 foi criada a Sociedade Sul-americana de Psicologia do Esporte, da atividade Física e da Recreação (SOSUPE). O primeiro presidente eleito no Brasil foi Benno Becker.
Desde então, a Psicologia do Esporte é uma área emergente de atuação, embora tenha se firmado mais efetivamente após os anos 90.
A psicologia do esporte no Brasil já vem se desenvolvendo há algumas décadas, mas só passou a ser reconhecida como especialidade a partir da resolução 014/00 do CFP, visando não só a construção de técnicas de intervenção para o aumento esportivo, mas também o bem estar do atleta.
A psicologia do esporte ainda é uma ciência de treinamento esportivo muito nova, por isso os profissionais que atuam nessa área encontram muitos problemas como raridade de materiais informativos, salários baixos e trabalhos mal desenvolvidos
...