Psicologia como ciência: a crise da subjetividade privatizada
Ensaio: Psicologia como ciência: a crise da subjetividade privatizada. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tuannymoraes • 3/4/2014 • Ensaio • 430 Palavras (2 Páginas) • 789 Visualizações
Uma questão interessante que, por certo, merece destaque no estudo do surgimento da psicologia como ciência no século XIX, na minha opinião, trata-se da subjetividade privatizada. No excelente trabalho Psicologia ?uma (nova) introdução, dos professores Luís Cláudio Mendonça Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, deparamo-nos com duas condições (fundamentais) para o conhecimento científico da psicologia: uma experiência clara da subjetividade privatizada e a experiência da crise desta mesma subjetividade. Mas o que vem a ser a subjetividade privatizada? Pelo que percebemos, estamos falando da nossa individualidade, dos nossos desejos, do nosso ?eu?, enfim, daquilo que está dentro de nós e que somente nós temos contato. E quanto à crise? Bem, estaríamos diante das transformações culturais ao longo dos anos, tais como religiosidade, arte, valores, costumes etc., determinando, de certa forma, a subjetivação e a individualização. Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões. Há uma perplexidade, inclusive quando descobre não existir muita diferença entre os homens.
MENDES JUNIOR. Psicologia como ciência : a crise da subjetividade privatizada. Disponível em http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=3381
Acesso em 08 jun. 2013
1-A partir do texto acima , escolha uma das transformações culturais, citadas pelo autor, e descreva como ela determina a nossa subjetividade e individualização.
R: nossa individualização nos dias de hoje pode ser comparada com o inicio da internet, pois nela nos comunicamosde forma simples sem o chamado olho no olho, não percebemos as expressões faciais e corporais, onde falamos aquilo que queremos sem nos importar com ninguém.
Os relacionamentos ficam sem nexo, não sabemos ao certo daquilo que a outra pessoa gosta, da sua verdadeira personalidade, os costumes a sua religião, e o que é ainda pior nos achamos sempre ser melhor do que outrem.
2- ..." Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões". Desenvolva esta afirmativa.
R: somente percebemos que a individualidade, liberdade e igualdade não passam de mera ilusão , quando morremos, ai e que descobrimos que ninguém é melhor ou pior, somos todos iguais.
QUESTÃO
Marque a alternativa correta:
O conhecimento produzido pela Psicologia na atualidade originou:
I -uma extensão dos campos e dos métodos de atuação do psicólogo que o está levando a uma perda da identidade profissional.
II - alternativas psicoterapêuticas que estão levando o psicólogo de volta a seu
lugar ideal de trabalho: o consultório
III -novos conhecimentos sobre grupos e instituições que ampliam as possibilidades de ação do psicólogo para além da clínica.
É correto APENAS o que se afirma em
A I.
B II.
C III.(X)
D I e II.
...