O que é ter uma experiência de subjetividade privatizada?
Tese: O que é ter uma experiência de subjetividade privatizada?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 02071995 • 24/8/2013 • Tese • 394 Palavras (2 Páginas) • 822 Visualizações
1- O que é ter uma experiência de subjetividade privatizada?
É quando se tem uma experiência de sentimentos e decisões a serem tomadas e isso tudo acontece sem que o outro tenha conhecimento ou participe deste processo.
Ex: Podemos ficar um longo período de tempo pensando sobre algo que iremos fazer e decidir sem que ninguém saiba o que está ocorrendo, o que nos confere a sensação de liberdade e privacidade.
2- Segundo argumenta FIGUEIREDO (2002), a pesquisa de historiadores e antropólogos indicam que a experiência de subjetividade privatizada não é uma experiência universal ou linear e se desenvolveu por razão de determinados acontecimentos sociais, quais?
São acontecimento sociais determinantes para a experiência da subjetividade privatizada:
Situações de crise social – contestação dos valores, normas e costumes culturais e como conseqüência o surgimento de novas formas de vida. Quando as velhas tradições e a sociedade não garantem apoio ao individuo, acontecem conflitos e este indivíduo se vê obrigado a tomar suas próprias decisões com base em seus critérios íntimos do que é certo e o que é errado e nem sempre compatíveis com os critérios socialmente estabelecidos.
Perda ou abalo das referências coletivas como na religião, raça, povo, família ou numa lei confiável levando o individuo a construir suas próprias referencias e regras de ação. Ao lado do sentimento de incerteza que isso pode desencadear o sujeito também pode descobrir sua capacidade e responsabilidade diante das decisões.
3- Subjetividade e individualidade são entendidas como sinônimos pelo autor: em que trechos podemos observar tal compreensão?
“Finalmente, não podemos deixar de mencionar que o pensamento religioso acompanha esse processo de subjetivização e individualização e que nos ....”
“São muito importantes os estudos dos antropólogos que se dedicaram a descrever e a analisar sociedades não ocidentais em que subjetivização e individualização...”
4-Para o autor, uma das principais tarefas do psicólogo é revelar uma determinada ilusão. Explique do que se trata tal ilusão.
A ilusão a que se refere o autor se trata da crença na liberdade que os homens têm no que se refere ao controle de suas vidas. O autor deixa em aberto esta tarefa através do trecho: ”... e uma das tarefas da psicologia será talvez a de revelar essa ilusão.” Pois, em nosso entendimento, esta crença é um elemento de grande influência na democracia e na sociedade de consumo e seria inviável essa revelação a ponto de colocar vários valores em risco.
...