Psicologia do cotidiano
Por: Pridesicco • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 7.056 Palavras (29 Páginas) • 1.234 Visualizações
UNIP - Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
Adrielle Vasques - RA: C479DC-3
Bianca Oliveira - RA:
Cleide Pereira de Assis - RA: T41173-4
Nathalia Neri - RA: C60IEB-0
Priscila Ricieri De Sicco - RA: C56GAE-1
Ulnaira Beltrão - RA: C56GAE-1
Trabalho para a matéria de
Psicologia Comunitária,
UNIP – Norte Psicologia
PS5P20 – Noturno
5o Semestre
Prof.Orientador: João Marcos
São Paulo
2017
UNIP - Universidade Paulista
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
Psicologia Comunitária
Adrielle Vasques - RA: C479DC-3
Bianca Oliveira - RA:
Cleide Pereira de Assis - RA: T41173-4
Nathalia Neri - RA: C60IEB-0
Priscila Ricieri De Sicco - RA: C56GAE-1
Ulnaira Beltrão - RA: C56GAE-1
São Paulo
2017
Sumário
1 Introdução
2 Procedimentos
2.1 A Instituição
2.2 Descrição do Local
3. Discussão
4 Conclusão
5 Referenciaa Bibliograficas
6 Anexos
1 INTRODUÇÃO
Ao adentrar o mundo da psicologia, mergulhamos num imenso e fascinante universo, o universo do desconhecido. Observar o outro a partir dele mesmo e senti-lo a partir de sí , não apenas nos liberta das marras que nos prende ao nosso pré-conceito, como nos ensina também a respeitar e compreender os valores e reais necessidades de cada um, sem que para isso seja necessário domina-lo, rotula-lo ou julga-lo por aquilo que até então construímos através de valores que acreditamos ser “o certo”.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar de forma descrita uma pesquisa a qual realizamos através de uma experiência vivenciada em prática a partir do contexto social comunitário.
Trata-se de uma visita realizada em grupo a um centro de acolhimento especializado em pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. Tal pesquisa teve como principal objetivo enriquecer nossos conhecimentos acadêmicos e científicos dentro do contexto da psicologia social comunitária, assim como aprimorar e desenvolver nossas habilidades técnicas através da prática de observação dos fenômenos.
Através de relatórios gerados individualmente e em grupo iremos discorrer sobre a experiência vivenciada na pratica e de acordo com a percepção, subjetividade e conhecimento de cada membro, assim como a visão de todos em comum acordo.
Vale ressaltar que além da pratica de observação durante nossa visita, contamos também com a presença de uma psicóloga social a qual obtivemos valiosas e importantes informações sobre sua atuação profissional na ONG e sobre o funcionamento e trabalho desenvolvido na mesma dentro dos contextos da politica nacional da assistência social.
.
2 PROCEDIMENTOS
Afim de realizar nossa pesquisa, de forma detalhada e sobre aspectos científicos recorremos aos procedimentos de observação detalhada sem intervenção e entrevista semi –estruturada com a psicóloga do local visitado.
O processo iniciou-se desde a procura por um local para realizar os procedimentos, cada membro do grupo incumbiu-se de entrar em contato com alguns locais, entre eles nomes bastante conhecidos estando inclusos Centros de psiquiatria, hospitais, ONGS e projeto sociais. Sobre o contato não classificamos como dificultoso, porém o acesso a esses locais é bastante restrito, e o agendamento normalmente precisa ser feito com no mínimo 20 dias de antecedência. Havia um deles que inclusive cobrava o valor de 80,00 reais por membro do grupo para nos receber, porém não consideramos viável. Finalmente uma das ONGS deu a resposta positiva e conseguimos o agendamento.
...