Psicólogia Jurídica
Ensaios: Psicólogia Jurídica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regiane234 • 16/10/2013 • 877 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE ANHANGUERA
NOME: Regiane Correa da Silva RA:6652475082
RESUMO DOS CAPÍTULOS 1 E 3 DO LIVRO PSICOLOGIA JURÍDICA
Docente: Aline da Silva Freitas
São Paulo, Abril de 2013
Resumo
As funções mentais superiores
A psicologia trabalha com a realidade psíquica. A partir de conteúdos elaborados e armazenados na mente.
As funções mentais superiores tem a finalidade:
1. Corpo, cérebro e mente.
2. Sensação e percepção.
3. Atenção.
4. Linguagem e Pensamentos.
5. Emoção.
O Corpo e a mente: O ser humano constitui uma essência total que organiza o corpo e a mente, que permite lidar com a organização dos pensamentos e desejos de acordo com suas faculdades mentais.
A sensação e percepção: são dois estados e momentos totalmente distintos, no entanto a sensação depende de estímulos e da capacidade do individuo em detecta-lo. A percepção depende de acontecimentos anteriores ou semelhante, ao mesmo estimulo, que afetam a interpretação do sensor cerebral.
Estudos fenomenologia, na verdade que a mesma doutrina são continua: Eu percebo depois eu sinto, sensações e percepções e vice e versa.
Atenção: É desta forma que o individuo ativa os seus estímulos para entender o que se ouve (faço entender).
Já no mecanismo de defesa: Se referem a perda ou a acontecimentos traumáticos, afetando a saúde Física ou mental do individuo.
Memória: È a felicidade de reproduzir conteúdos do inconsciente que é um componente cultural, lembrando melhor de informação pois, foram estimulados a lembrar de fatos e depois de reproduzir.
Falsas lembranças: como uma criança que induzida a sentir uma sensação de um determinado fato que não existiu.
Linguagem e pensamento: Permite representar o mundo de forma a influenciar e ser influenciada pelo pensamento.
O pensamento é uma atividade mental associada com o processamento, da compreensão e a comunicação de informação, onde desenvolvemos a capacidade de pensar durante a vida.
Emoção: um complexo que reprime nosso campo de ação e nos conduz a razão.
“Capítulo 3”
Saúde mental e transtorno mental
Saúde mental, não é só interesse de direito mais também humana biológica. É a realização pessoal do individuo em todos os aspectos de sua vida.
Transtorno mental: Só é percebido ao atingir a esfera particular do individuo refletindo no seu referencial e afetando o equilíbrio mental, e impossibilitando o individuo de atuar dentro dos padrões da normalidade, e afetando o bem estar do plano ideal, não só na saúde mais amplia em outros conceitos da evolução pessoal.
Personalidade: Um estado de comportamento emocional da pessoa, onde se relaciona o humor, embora nem sempre seja estável nem permanente.
E suas características
...