RE: ***Tema De Fórum***
Artigos Científicos: RE: ***Tema De Fórum***. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/10/2013 • 1.824 Palavras (8 Páginas) • 382 Visualizações
RESUMO
Este projeto demonstra como são aplicados os conceitos de Recursos Humanos na empresa Unilever e como a mão-de-obra é valorizada. Contém informações importantes sobre os lucros e prejuízos ocorridos na empresa e dados referentes á uma pesquisa realizada em duas sedes da Unilever: Vespasiano (MG) e Vinhedo (SP).
ABSTRACT
This project demonstrates how to apply the concepts of Human Resources at Unilever and as the workmanship is valued. It contains important information about profits and losses incurred in the company and data relating to a survey conducted in two sites of Unilever: Vespasian (MG) and Vineyard (SP).
Sumário
1. DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS...........................................02
1. CLIMA, CULTURA E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL...............................02
2. ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL...............................................04
3. A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS.............04
4. PLANEJAMENTO PESSOAL...............................................................................06
5. GRUPOS NO AMBIENTE DE TRABALHO..........................................................07
6. TRABALHO FEMININO.......................................................................................11
2. CONTABILIDADE................................................................................................12
1. BALANÇO PATRIMONIAL...................................................................................13
2. O RESULTADO....................................................................................................14
3. ESTATÍSTICA APLICADA....................................................................................16
1. AMOSTRAGEM....................................................................................................16
2. VARIÁVEIS...........................................................................................................17
3. APRESENTAÇÕES DE DADOS..........................................................................19
4. CONCLUSÃO......................................................................................................23
5. REFERÊNCIAS.....................................................................................................24
INTRODUÇAO
A Unilever é uma empresa limitada, de capital anglo-holandês, registrada
junto às autoridades contábeis e no mercado de capitais tanto da Inglaterra (Unilever
P.L.C.) quanto na Holanda (Unilever VR.). As duas empresas operam como uma única
entidade para fins contábeis nos dois países. Entre as aquisições que a empresa fez nos últimos anos, a mais expressiva foi a
compra da empresa americana Bestfoods, no ano 2000, porque permitiu a concentração de
marcas líderes no setor de alimentação e produtos pessoais. A transação total foi estimada
em US$ 24,3 bilhões.
A Bestfoods era uma empresa com cerca de 140 fábricas em todo o mundo, e a maior parte delas localizadas na América do Norte.
Outro fator importante a ser destacado é o fato de os mercados da Bestfoods serem, em sua maioria, complementares aos da Unilever.
A empresa Unilever completou em 2011, 82 anos de atuação no Brasil. Ela é considerada uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, atuando em mais de 100 países.
Presente em 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 86% dos domicílios, ou seja, cerca de 37 milhões. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor.
A empresa possui marcas consagradas como Omo, Comfort, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, Ades, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras.
DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS
CLIMA, CULTURA E C0MUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Para uma administração de Recursos Humanos tornar-se eficaz e eficiente, é necessário três elementos fundamentais:
• Clima organizacional;
• Cultura organizacional;
• Comunicação organizacional;
O clima organizacional tem uma grande influência em como as pessoas se sentem e comportam-se no seu trabalho cotidiano. Isso influi na vida do ser humano como um todo. Devido a isso, um ambiente sadio e prazeroso é necessário para o desenvolvimento produtivo.
A empresa Unilever é considerada uma comunidade em vez de uma organização. Esta comunidade é liderada por pessoas que operam de maneira criativa dentro de uma estrutura de valores e objetivos.
Para a Unilever, as pessoas constituem uma parte fundamental na maneira de conduzir os negócios e estão no centro de tudo o que a empresa faz. Sua realização profissional, o equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal, sua capacidade de contribuir em condições iguais como parte de uma força de trabalho diversa, são todas questões prioritárias da empresa.
A cultura organizacional é um conjunto de características que individualiza a empresa tornando-a única perante qualquer outra. Assume-se como um sistema de valores, expressos através de rituais, mitos, hábitos e crenças comuns aos membros de uma instituição, que assim produzem normas de comportamento aceitas por todos.
A Unilever acredita nas possibilidades de crescer - juntos. Diversidade na Unilever é mais do que diversidade física - gênero, nacionalidade, estilo, raça e credo. Cria-se um ambiente de trabalho que inspire indivíduos diferentes a contribuir do próprio jeito para a empresa dentro de um conjunto de valores e objetivos compartilhados. A empresa procura usar essas diferenças continuamente para obter novas formas de fortalecer o crescimento.
A comunicação organizacional é o tipo de comunicação que ocorre em uma organização, seja ela pública ou privada. De acordo com Chiavenato, a comunicação é uma área em que cada pessoa pode fazer grandes progressos na melhoria de sua própria eficácia e em seu relacionamento interpessoal ou com o mundo externo.
Em uma pesquisa realizada na Unilever em 2007, concluiu-se que 44% dos colaboradores afirmaram não receber comunicações claras da liderança sobre a estratégia da empresa.
Este resultado era um sinal de que alguns pontos precisavam ser transformados. Então a empresa criou a Estratégia Unilever Brasil 2012, que definiram quais seriam os comportamentos vitais e inaceitáveis na organização.
A partir daí, a comunicação interna entrou em ação. Os líderes eram munidos de informações e, a cada três meses, nas reuniões de resultados da companhia eles também podiam acompanhar o que estava acontecendo e tinham a missão de disseminar para suas equipes. Este grande trabalho rendeu à empresa ser contemplada no ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar, da Revista Exame, com destaque em estratégia de gestão
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL
Capital intelectual é a soma do conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva. Constitui a matéria intelectual: conhecimento, informação, propriedade intelectual e experiência que pode ser utilizada para gerar lucros para a empresa.
O conhecimento que as pessoas trazem em suas mentes é o maior patrimônio de uma organização; é algo que entra e sai pelas suas portas todos os dias sejam sobre produtos, serviços, clientes, processos, técnicas, etc.
A Unilever sabe que o intelecto é uma ferramenta poderosa para geração de lucros e por esse motivo desenvolveu uma ampla gama de ferramentas de apoio e desenvolvimento. A empresa entende que para reter as melhores pessoas, precisa mantê-las interessadas e desafiadas. Uma destas ferramentas, 'Unilever Job Posting', divulga as últimas oportunidades assim que surgem.
As pessoas ingressão na Unilever como traineers ou profissionais experientes, porém recebem o treinamento e apoio que precisam para melhorar seu potencial.
São fornecidos programas específicos que garantem que o colaborador se torne um especialista na carreira que escolher. Os cursos geralmente usam o sistema e-learning, que permite aprender no seu próprio ritmo e controlar seu desenvolvimento. Em algumas áreas, o colaborador pode estudar para obter uma qualificação profissional e, conforme progredir, desenvolver suas habilidades de liderança.
Para que uma empresa desenvolva bons produtos e serviços, deve ser composta de um qualificado capital humano originado pelo conhecimento adquirido e experiência das pessoas, alcançando seus objetivos e aumentando a sua riqueza.
A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
O departamento de Recursos Humanos é responsável pela organização, planejamento e execução de todos os trabalhos e atividades relacionadas com a área de RH, rotina trabalhista e previdenciária.
Suas atividades básicas são divididas em três níveis:
• Operacionais
• Táticas
• Estratégicas.
As atividades operacionais estão ligadas á procedimentos básicos de controle e administração de pessoal. É responsável pelo recrutamento, seleção e treinamento de pessoas.
As atividades táticas são voltadas para administração de processos, análise de competências estudos e recomendações de estruturas organizacionais.
As atividades estratégicas são ações macro voltadas para a integração e alinhamento da empresa ao meio ambiente, á sociedade e entendimento do seu mercado.
Muitas empresas valorizam seus empregados, e isso tem grande relação com o departamento de RH, pois é ele que vai zelar pela integridade da imagem da empresa perante os funcionários e pelos direitos dos funcionários perante a empresa.
O profissional de Recursos Humanos torna-se um mediador e vive na fronteira entre as pressões do patrão e as demandas dos trabalhadores.
Sendo trabalhador da empresa, o profissional de RH está submetido ás mesmas normas e procedimentos que os demais trabalhadores.
Na empresa Unilever, o departamento de Recursos Humanos é uma área responsável em capacitar pessoas tanto para contribuírem com os objetivos de negócio quanto para alcançarem seus próprios objetivos pessoais e profissionais. O RH trabalha para ter certeza que tem pessoas altamente qualificadas em toda a organização.
O RH na Unilever atua como um parceiro de negócios, pois identifica as necessidades a fim de desenvolver, gerenciar e programar estratégias apropriadas. Garantem que a estrutura, cultura e pessoas estejam no lugar certo para promover relações de trabalho positivas.
Entregam e melhoram continuamente serviços, tais como salários, recrutamento, remuneração e benefícios. Eles também acompanham, monitoram e gerenciam os serviços prestados para garantir que eles sejam entregues com a qualidade necessária.
Após análise, fica evidente que dar importância ao departamento de Recursos Humanos para uma organização, é uma decisão inteligente e vital para as organizações contemporâneas.
PLANEJAMENTO DE PESSOAL
Para alcançar todo o seu potencial de realizações, a empresa precisa ter pessoas adequadas e disponíveis para o trabalho á ser realizado.
Todos os gerentes devem estar seguros de que os cargos sob sua responsabilidade estão sendo ocupados por pessoas capazes de desempenhá-los. Esse planejamento estratégico é realizado cuidadosamente pelo RH.
Geralmente se faz o levantamento da necessidade de mão-de-obra juntamente com o gestor responsável.
A Unilever dispõe de uma variedade de cargos, disciplinas e funções diferenciadas.
Quando a empresa sente a necessidade de ampliar o quadro de funcionários, o RH analisa os currículos das pessoas que se interessaram pela vaga anunciada. Após isso, é realizada uma triagem.
O objetivo é escolher os candidatos que têm condições de passar para uma seleção mais rigorosa. Normalmente, essa triagem começa com a análise das informações contidas no currículo. Após isso, é feita uma entrevista de pré-seleção por telefone, para então acontecer a primeira entrevista pessoal.
Para determinados cargos concorridos, o RH da empresa necessita obter maiores informações sobre o candidato. Devido á isso, são realizados testes como: Dinâmicas de grupo, Provas situacionais, Avaliações psicológicas e testes físicos (dependendo do cargo).
A Unilever possui uma ampla variedade de papéis, disciplinas, funções e posições internacionais. Conforme os negócios evoluem, novas possibilidades surgem. Com isso, o colaborador poderá tornar-se um líder de negócios, trabalhar com marcas famosas e construir conhecimento e experiência especializados.
GRUPOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Desde tempos primordiais, umas das principais características do ser humano é viver agrupado e, dessa forma, realiza a maioria das suas atividades: diverte-se, trabalha, passa por momentos de alegria e crescimento, tristeza e evolução dos seus ciclos vitais.
Os motivos comuns são os que levam seus componentes a se reunirem laços. No ambiente de trabalho, a tendência é que as pessoas se reúnam com outras que possuam características parecidas, idéias em comum.
Apesar de ser comum o uso dos termos grupo e equipe como distintos, compreendendo grupo como a junção de pessoas sem muita finalidade e equipe como agrupamento de pessoas com objetivos semelhantes e engajadas para o mesmo fim.
Cada grupo adquire sua própria personalidade e sua forma diferente de agir como unidade.
No relacionamento entre os membros de uma equipe de trabalho devem ser priorizados os seguintes elementos:
Habilidades Interpessoais
Educação e cortesia
Ética
Cooperação
Profundidade de relacionamento
Responsabilidade, envolvimento e comprometimento
Valores da empresa
...