RE: *** TEMA: ORIENTAÇÃO DE TC - Profa. Vânia Cristina Cantuária De Andrade ***
Exames: RE: *** TEMA: ORIENTAÇÃO DE TC - Profa. Vânia Cristina Cantuária De Andrade ***. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelitinha • 15/11/2014 • 297 Palavras (2 Páginas) • 401 Visualizações
Ah, é? É um nano conto, micro conto o miniconto em estilo minimalista , ou seja, “um tipo de conto pequeno”. Devemos prestar absoluta atenção, pois pode chegar a confundir-se com um conto curto.
A característica principal deste tipo de conto é o “sugerir”, ou seja, sugerir ao leitor o desafio e a oportunidade de entender ou interpretar a história por trás da história formalmente escrita. Neste tipo de conto, é muito importante, mas não rígido, o numero de letras.
Vejamos o seguinte conto:
Ah, é?
Ah, é?
Mal a pobre se queixa:
-Ai que vida infeliz.
Ele a cobre de soco e pontapé.
-E agora? Está se divertindo?
Apanha ela, (grávida de três meses) e apanham as cinco pestinhas. Uma das menores fica de joelhos e mão posta:
-Sai sangue, pai. Não, com o facão, paizinho. Com o facão dói.
(Dalton Trevisan)
Dalton Trevisan é um escritor brasileiro nascido em Curitiba. Ele é um dos escritores mais aclamado pela crítica reconhecido por seus contos.
Os temas dos contos deste autor são os conflitos de amor e luta entre seus personagens (marido e mulher).
Neste conto, podemos identificamos como tema da narrativa a Violência doméstica entre o pai, a mãe que espera um filho. Uns dos personagens, que é o pai, espanca, humilha e agride tanto a mãe e aos cinco filhos chamados de “pestinhas”, por tanto, o conflito social que podemos observar é o de uma família desestruturada, pobre e com vários problemas para poder sobreviver.
Enquanto o lugar e o espaço não estão claros, pois o autor não menciona dita questão.
Em termos do tom da narrativa usa-se a terceira pessoa e as figuras de linguagem é uma linguagem simples e direta, mas o que chama a atenção é o impacto da língua e do vocabulário usado tanto neste conto, como do livro enteiro.
...