RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Por: Cláudia Ferreira • 18/1/2023 • Trabalho acadêmico • 3.403 Palavras (14 Páginas) • 175 Visualizações
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU
CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSU EM PSICOPEDAGOGIA
INSTITUCIONAL E CLÍNICA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM
PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
CLÁUDIA FERREIRA DA COSTA
BELÉM - PB
2019
CLÁUDIA FERREIRA DA COSTA
Relatório de Estagio Supervisionado apresentado ao Instituto Superior São Judas Tadeu, como parte dos requisitos para obtenção do Título de especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica.
Orientador: Juscelino Soares da Silva
Belém - PB
2019
CLÁUDIA FERREIRA DA COSTA
RELATORIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO INSTITUCIONAL
Este relatorio fou julgado adequado para obtenção da aprovação na disciplina prática Específica I (Estudo de casos Institucionais) do Curso de Pós Graduação Latu Senso em Psicopedagogia Institucional e Clinica.
Aprovada em ____/____/_____
BANCA EXAMINADORA
_____________________________________________
Prof. Exp. Juscelino Soares da Silva
Orientador
Belém – PB
2019
SUMÁRIO
1. CONSIDERAÇÕES INICIAS .................................................................................................5
2. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 6
3. O ESTAGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL 7
4. REGISTRO DE QUEIXAS 8
4.1 HÍPÓTESE............................................................................................................................8
4.2 APRESENTAÇÃO DO SUJEITO...........................................................................................8
5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CAMPO DO ESTÁGIO E SEUS RESULTADOS 9
5.1 ESTUDO DE CAMPO...............................................................................................................9
5.2 RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO ...........................................................................................12
5.3 RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO ESCOLAR
5.5 RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM SALA DE AULA
6. PROJETO PEDAGOGICO
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS 3
APÊNDICES
- CONSIDERAÇÕES INICIAS
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos através do estágio supervisionado institucional, apresentando informações pessoais do sujeito a ser estudado. Tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde se aplica grande parte dos fundamentos estudados na teoria, tendo os menos como norteadores do conhecimento desenvolvendo uma atitude investigativa e vivenciando uma prática docente.
A realização do relatório de estágio institucional é de suma importância para obtenção de conhecimento pratico relacionado à psicopedagogia, tendo uma visão ampla da área do conhecimento ao qual vamos trabalhar, bem como exigência do curso de pós-graduação em Psicopedagogia.
- IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio supervisionado foi realizado na Escola Municipal de Educação Infantil de Fundamenal Caiçarinha, situada no Sitio Retiro, Municipio de Belém, Estado da Paraíba, Sobe a Direção de Joselita Macena.
Esta funciona em regime Infantil e Fundamental I, com horário de funcionamento: Matutino e Vespertino. Seu público é composto por pessoas de baixa renda, atendendo a mais ou menos 85 alunos, sendo estes de sítios da vizinhaça e alunos da faixa da pista, com cerca de 10 alunos por turma, na faixa etária de 04 a 13 anos de idade. A equipe escolar é composta por um diretor, um coordenador, um secretário, sete professores, duas cozinheiras, duas auxiliares de serviços e quatro vigias.
A escola é de fácil acesso. A estrutura física é precária. A escola consiste em 10 repartições, sendo elas: sete salas de aula que são amplas têm carteiras de madeira, quadro branco, utilizam ventiladores de teto, dois banheiros (um feminino e um masculino), uma diretoria, um almoxarifado, uma cozinha, uma dispensa um pátio Tem espaço inacabado para a prática de esportes coletivos ou individuais.
- O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL
Considerando a escola responsável por grande parte da formação do ser humano, o trabalho do Psicopedagogo na instituição escolar tem um caráter preventivo no sentido de procurar criar competências e habilidades para solução dos problemas. Com esta finalidade e em decorrência do grande número de crianças com dificuldades de aprendizagem e de outros desafios que englobam a família e a escola, a intervenção psicopedagógica ganha, atualmente, espaço nas instituições de ensino.
O psicopedagogo pode atuar em diversas áreas, de forma preventiva e terapêutica, para compreender os processos de desenvolvimento e das aprendizagens humanas, recorrendo a várias estratégias objetivando se ocupar dos problemas que podem surgir.
Ao psicopedagogo cabe avaliar o aluno e identificar os problemas de aprendizagem, buscando conhecê-lo em seus potenciais construtivos e em suas dificuldades, encaminhando-o, por meio de um relatório, quando necessário, para outros profissionais - psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, etc. que realizam diagnóstico especializado e exames complementares com o intuito de favorecer o desenvolvimento da potencialização humana no processo de aquisição do saber.
...