TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado Psicopedagogia Institucional

Por:   •  20/10/2022  •  Relatório de pesquisa  •  6.066 Palavras (25 Páginas)  •  2.558 Visualizações

Página 1 de 25

CURITIBA/PR

2022

FACULDADE UNINA

..........

RELATÓRIO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 

Trabalho entregue à Faculdade UNINA, como requisito legal para convalidação de competências, para obtenção de certificado de Especialização Lato Sensu, do curso de Psicopedagogia, conforme Norma Regimental Interna e Art. 47, Inciso 2, da LDB 9394/96.

Orientador:

CURITIBA/PR

2022

RESUMO

O presente estudo relata as ações desenvolvidas na Escola ..........com base nos estudos teóricos realizados no curso de Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Trata-se do Estágio Institucional que foi desenvolvido em três etapas: observação da instituição, anamnese/ atendimento ao aluno e encaminhamentos. Tem o principal objetivo de analisar um caso de dificuldade de aprendizagem, alinhando conhecimentos teóricos e a prática escolar. Durante o processo de desenvolvimento do estudo foi possível inferir que o papel do Psicopedagogo na escola é de suma importância tendo em vista a realidade atual que apresenta-se o cenário educacional. A Psicopedagogia busca compreender o processo de aprendizagem e apontar soluções para as dificuldades apresentadas.

Palavras-chave: Psicopedagogia. Dificuldades. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

A Psicopedagogia engloba a reflexão e a ação sobre o trabalho pedagógico com foco nos fatores psicológicos do desenvolvimento e da aprendizagem. Tem como objetivo básico contribuir para que o sujeito, a escola ou a sociedade seja amparada dentro de seus processos de aprendizagem. Sendo assim, busca primeiro fazer uma observação e uma análise do sintoma no âmbito mais global. A Psicopedagogia busca compreender como se dá o processo de aprendizagem para então buscar soluções para as dificuldades no aprender do sujeito.

Com um enfoque mais preventivo de atuação, a Psicopedagogia Institucional trabalha no sentido de cuidar com que os problemas de aprendizagem sejam prevenidos ou resolvidos o mais cedo possível realizando uma ação psicopedagógica, embora o ponto de partida seja a queixa. 

O presente relatório de Estágio Supervisionado de Psicopedagogia Institucional, do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica da Faculdade UNINA, tendo em vista a necessidade de uma experiência de prática psicopedagógica embasada nos fundamentos aprendidos ao longo do curso, com os princípios teóricos e metodológicos, estudado e supervisionado em sala de aula. Portanto, o presente trabalho consiste num relato descritivo da experiência do Estágio Supervisionado que foi realizado em uma escola da rede pública estadual – Escola..., com uma criança do 5º ano do Ensino Fundamental. A mesma foi encaminhada pela Direção da Escola após a apresentação da queixa pela professora e Coordenação Pedagógica. Segundo elas, a criança apresenta grande dificuldade na aprendizagem, especialmente na leitura, compreensão e interpretação, além de evitar atividades em grupo preferindo ficar mais isolado. Este trabalho é essencial para os pós-graduandos pois o aperfeiçoamento e o entrelaçamento do conhecimento teórico com a construção de um exercício profissional no campo de atuação da Psicopedagogia de cunho institucional, oportuniza a prática das atividades e o conhecimento adquirido no decorrer do curso, colocando o em contato com o ambiente de trabalho e a tomada de consciência da importância do trabalho do Psicopedagogo. O presente relatório estrutura-se em três partes principais: Primeiramente será apresentada uma fundamentação teórica onde busca-se expor as concepções teóricas que embasam este trabalho. Depois será apresentado o informe psicopedagógico onde será descrito todas as atividades realizadas. Por fim, será apresentado os resultados provenientes e as conclusões, bem como os possíveis encaminhamentos para o caso estudado.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Observar e analisar a identidade e formação dos Psicopedagogos nas mais distintas esferas de atuação, buscando vincular à qualidade, aplicando aos relatos os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, buscando admissão de base teórico-prática.

2.2 Objetivos Específicos

  •  Articular teoria e prática em relação à visão da formação e identidade do psicopedagogo;
  • Observar e compreender como se dá a aquisição da qualidade educativa oriundas das práticas interventivas;
  • Analisar os indicadores de qualidade na escola-campo: ambiente educativo, ou empresa na formação e condições de trabalho dos profissionais (formação continuada).
  • Refletir a respeito de necessidades educacionais (psicopedagógicas), administrativas e estruturais na instituição visitada.

3.REVISÃO DE LITERATURA

A aprendizagem e a construção do conhecimento são processos naturais e espontâneos do ser humano que desde muito cedo aprende a mamar, falar, andar, pensar, garantindo assim, a sua sobrevivência. A aprendizagem escolar também é considerada um processo natural, que resulta de uma complexa atividade mental, na qual o pensamento, a percepção, as emoções, a memória, a motricidade e os conhecimentos prévios estão envolvidos e onde a criança deva sentir o prazer em aprender.

O estudo do processo de aprendizagem humana e suas dificuldades são desenvolvidos pela Psicopedagogia, levando-se em consideração as realidades interna e externa, utilizando-se de vários campos do conhecimento, integrando-os e sintetizando- os. Procurando compreender de forma global e integrada os processos cognitivos, emocionais, orgânicos, familiares, sociais e pedagógicos que determinam à condição do sujeito e interferem no processo de aprendizagem, possibilitando situações que resgatem a aprendizagem em sua totalidade de maneira prazerosa. Segundo Weiss (1997) “a aprendizagem normal dá-se de forma integrada no aluno (aprendente), no seu pensar, sentir, falar e agir. Quando começam a aparecer “dissociações de campo” e sabe-se que o sujeito não tem danos orgânicos, pode-se pensar que estão se instalando dificuldades na aprendizagem: algo vai mal no pensar, na sua expressão, no agir sobre o mundo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (246.7 Kb)   docx (111.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com