RELATÓRIO TOPOGRAFIA APLICADA A ENGENHARIA AMBIENTAL
Por: Juciane03 • 4/7/2017 • Resenha • 631 Palavras (3 Páginas) • 432 Visualizações
[pic 1]
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE VIÇOSA
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
JUCIANE OLIVEIRA DE SOUZA – 6775
GILBERTO LELIS CANDIDO – 4585
REJANE LADEIRA - 5588
MATHEUS MAFFIA – 4789
ARTHUR MARTINS – 4827
VITOR ALBUQUERQUE BICALHO – 4474
LUIZ FELIPE ALEIXO FLORIANO - 4326
RELATÓRIO
TOPOGRAFIA APLICADA A ENGENHARIA AMBIENTAL
VIÇOSA
MINAS GERAIS – BRASIL
2016
1. Materiais utilizados:
- tripé;
- estação total;
- 1 prisma refletor;
- piquete;
2. Objetivo:
Com o aprendizado que adquirimos nas últimas aulas em manusear uma estação total, objetiva-se neste relatório explicar em modo prático como medir os ângulos internos de um triângulo (demarcados pelos piquetes fixados no chão) a partir dos ângulos externos, fornecidos pela estação total.
3. Procedimento:
Para iniciar o trabalho, estacionamos e nivelamos a estação total em um dos vértices do triângulo, que foram demarcados previamente à instalação da estação. Após a absoluta certeza de que o equipamento estava totalmente nivelado, foi iniciado todo o processo de obtenção dos ângulos.
Como mostra a Figura 1, a estação total ficou localizada primeiramente no Ponto 1 e o prisma no Ponto 2. Assim que nivelado o prisma e a estação foi emitido pela estação o valor do ângulo, cujo foi anotado.
Figura 1 – Localização da Estação Total (Ponto 1) e do Prisma (Ponto 2).
[pic 2]
Coletado este dado, moveu-se e nivelou-se a estação para o Ponto 2 e o prisma para o Ponto 3, a fim de obter a angulação entre os dois primeiros vértices analisados do triângulo, como é ilustrado na Figura 2.
Figura 2 – Localização da Estação Total (Ponto 2) e do Prisma (Ponto3).
[pic 3]
Equipamentos devidamente localizados nos pontos e nivelados corretamente, foi emitido outro valor pela estação e, novamente, mais dados foram coletados, agora de um outro vértice do triângulo.
A Figura 3 ilustra a nova localização dos equipamentos. Neste caso, o prisma foi localizado no Ponto 1 e a estação total, no ponto 3. Para finalizar o processo, foram coletados o restante dos valores dos ângulos externos do triângulo.
Figura 3 - Localização da Estação Total (Ponto 3) e do Prisma (Ponto1).
[pic 4]
4. Dados Coletados:
Assim que a estação total e o prisma foram estacionados devidamente em cada piquete (ponto), para que este fornecesse, na tela da estação total, o valor do ângulo obtido. A Figura 4 ilustra todos os valores dos ângulos externos obtidos a partir da localização dos equipamentos.
...