RESENHA CRÍTICA – O BICHO DE SETE CABEÇAS
Por: Marine Cordeiro • 1/11/2017 • Resenha • 460 Palavras (2 Páginas) • 1.062 Visualizações
RESENHA CRÍTICA – O BICHO DE SETE CABEÇAS
O filme o bicho de sete cabeças mostra a realidade que acontece com muitos jovens que se envolvem com drogas e que acabam sendo colocados em hospitais psiquiátricos. Retrata esses dois grandes problemas que cada vez mais crescem perante a sociedade brasileira.
No filme é retratada a realidade de Neto, um jovem que vive muito sozinho e que todas as suas atitudes são consideradas erradas pelo o seu pai, o Sr. Wilson. O pai de Neto era muito ausente na vida do filho, não interagia e tão pouco participava do dia a dia.
Como mostrado no filme, Neto com o tempo começou a usar drogas, a maconha, mas não era um usuário dependente, não usava todos os dias e sim quando queria distrair a mente e procurar um pouco de diversão na sua vida. Com isso, começou a ter mais amizades e no que acarretou a prática de um crime, a pichação.
A partir disso o Sr Wilson começa a ver o comportamento de seu filho completamente diferente, e após achar um cigarro de maconha em suas coisas o enxerga como um drogado e decide o internar em uma clínica para tentar tratá-lo sem a vontade do filho. Chegando lá, Neto é considerado como louco sem ao menos passar por exames para essa comprovação do diagnóstico e logo já é internado.
Podemos observar no filme como é a realidade vivida pelos pacientes nessas clínicas psiquiátricas, que na realidade podem ser considerados como manicômios, muitos voltam para casa pior do que entraram como foi o caso de Neto. São submetidos a tratamentos invasivos, desumanos, com uso de choques, a torturas físicas e psicológicas, ficando presos dias em lugares fechados e sozinhos, e tudo isso sem sequer a comprovação de um médico.
É possível observar claramente no filme essa realidade que assombra muitos pacientes que precisam de tratamentos de qualidade, de consultas, de remédios adequados e não são tratados de forma individual, todos tomam do mesmo remédio, sem ter o diagnóstico, tratados com descaso por essas clínicas. O que mostra que esses estabelecimentos estão focados no número de pacientes, pois é a partir disso que ganham benefícios e não estão preocupados em tratá-los.
Nessa perspectiva, a falta de diálogo familiar, de informação, foi um grande problema para que tudo acontecesse na vida do personagem principal, o Neto. Se os pais tivessem observado a mudança de comportamento do filho e tivessem conversado com o mesmo, o orientando principalmente sobre as drogas, eles não teriam tomado uma decisão precipitava de levar o filho para a clínica, não teriam feito um bicho de sete cabeças, como o próprio nome do filme já diz.
...