RESUMO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Resenha: RESUMO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nessa3pontinhos • 5/10/2013 • Resenha • 294 Palavras (2 Páginas) • 692 Visualizações
RESUMO HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Há milhares de anos atrás, desde que o Homem se percebeu como um ser pensante, inserido em um complexo que chamou de Natureza, ele vem buscando respostas para suas dúvidas e fatos que comprovem e expliquem a origem as causas e as transformações do mundo. No entanto, o comportamento e a conduta humana são assuntos que sempre nos fascinou e estão registrados historicamente ao longo desses anos. Isso faz com que a Psicologia seja uma das mais antigas e uma das mais novas disciplinas académicas.
Mas existe um autor que é considerado o pai da moderna psicologia: seu nome é Wundt. Ele é considerado o fundador da psicologia enquanto ciência por ter criado o primeiro laboratório de psicologia, em Leipiz, na Alemanha em 1879.
Wundt abriu dois grandes campos de pesquisa para a psicologia: a pesquisa experimental (em laboratório) e a psicologia social ou psicologia dos povos
Existem 3 grandes abordagens dentro da psicologia: a psicanálise, o behaviorismo (comportamentalismo) e o humanismo. Sem elas, não podemos contar a história da psicologia nem explicar “o que é psicologia”..
O pai da psicanálise foi Sigmund Freud, a idéia central da psicanálise (análise da psique) é a idéia de inconsciente. Embora seja um conceito complexo, podemos entendê-lo como uma “parte” de nossa mente que o eu, a consciência, não controla.
O termo behaviorismo significa comportamentalismo e define a psicologia como a ciência que estuda o comportamento. Autores como Pavlov, Watson e B. F Skinner deram grandes contribuições para o desenvolvimento desta abordagem da psicologia.Fazendo experimentos com animais.Na década de 1950, houve uma forte reação contra estas duas abordagens da psicologia: a psicanálise e o behaviorismo. Esta reação ficou conhecida como humanismo ou psicologia humanista e tem dois importantes teóricos: Carl Rogers e Abraham Maslow.
...