RESUMO HISTORIA DA PSICOLOGIA
Por: LETICIA.FERN • 7/4/2016 • Resenha • 1.410 Palavras (6 Páginas) • 1.287 Visualizações
Por que os psicólogos alegam que a psicologia é uma das disciplinas acadêmica mais antiga e ao mesmo tempomais moderna? Os psicólogos retomam a origem da psicologia há mais de 2 mil anos na Grécia antiga com a filosofia, quando já trabalhavam com questões atuais, e ao mesmo tempo a psicologia se torna independente e fundamentalmente cientifica há 200 anos na Alemanha. Como ciência a psicologiasó foi fundada em 1876, por Wilhelm Wndt. Essa psicologia experimental de Wndt e do século XIX abriu espaço para o surgimento de outras piscologias já no século XX.
TEORIA PERSONALISTA
Esta teoria afirma que alguns acontecimentos no mundo que mudaram o curso da historia, não teriam acontecidos sem a participação de algumas pessoas, como por exemplo, Hitler e Napoleão, entre outros.
TEORIA NATURALISTA
Naturalista é a visão de que as mudanças na história científica atribuídas ao clima intelectual da época tornavam a cultura mais receptiva a algumas ideias e a outras não.
ZEITGEIST
Clima intelectual da época, seria uma aceitação e aplicação de uma descoberta pode ser limitado devido ao padrão da cultura da época vivida.
EMPIRISMO
Quando o empirismo se tornou dominante, surgiu uma nova desconfiança sobre todo o conhecimento até então obtido, dos conceitos e da visão que se tinha das coisas, dos dogmas filosóficos e teológicos do passado. Vários homens contribuíram na elaboração de questões, entre eles, René Descartes.
Empirismo (séc. XVII) – busca do conhecimento mediante a observação da natureza e a atribuição de todo conhecimento à experiência, ou seja, só se obtém conhecimento, através da vivência daquilo que se estuda.
RENE DESCARTES
A maior contribuição de Descartes para a História da psicologia Moderna foi a tentativa de resolver o problema corpo-mente. Descartes “absorveu” a posição dualista (mente e corpo são de naturezas distintas), mas defendia que entre a mente e corpo era muito maior que se imaginava e que não só a mente poderia influenciar o corpo, mas o corpo também influenciava a mente de uma forma muito maior do que se imaginava. René Descartes era um racionalista convicto, dizia que o verdadeiro conhecimento das coisas externas devia ser conseguido através do trabalho lógico da mente.
Descartes então criou uma teoria chamada mente-corpo
- função da mente: É como manipulador, movimentando os cordões do corpo. Como consciência pura, pensamento, vontade, não biológica, compreensão e julgamento
- Função do corpo: Opera de acordo com princípios mecânicos. Sensação, movimentos, emoções e paixões, biológica,
- Mente e corpo: apesar de serem duas entidades distintas, são capazes de exercer influências mútuas e interagir no organismo humano. Emoção e percepção
Uma vez que o corpo está separado da mente e é formado por matéria física, este deve compartilhar então as suas características com todas as leis da Física que explicam a ação e o movimento.
Descartes concluiu que o corpo é como uma máquina, onde o seu funcionamento pode ser explicado por essas leis mecânicas da física.
Por outro lado, por não possuir quaisquer propriedades da matéria, a mente tem como função o pensamento e a consciência; é ela que nos fortalece o conhecimento do mundo externo.
- Formulou uma teoria da interação das duas entidades – concebeu a ideia de alma, como entidade unitária.
- Encontrou no cérebro o ponto focal das funções mentais - na glândula pineal – a sede da interação. Pois é esta a única estrutura não duplicada no cérebro, considerou então ser este o ponto onde acontecia a interação mente-corpo.
Sugeriu que a mente da origem a duas espécies de ideias:
- Ideias Inatas: Se desenvolvem a partir da mente ou da consciência. Independe de experiências sensoriais.
- Ideia Derivadas: Produzidas pela aplicação direta de um estimulo externo, como o som de um sino ou visão de uma arvore, ou seja experiências sensoriais.
INFLUENCIAS FISIOLOGICAS SOBRE APSICOLOGIA
Iniciaram-se os estudos da sensação e da percepção, com a investigação dos órgãos dos sentidos, na tentativa de entendimento de sua fisiologia.
AVANÇOS DA FISIOLOGIA
JOHANNES MULLER
A fisiologia tornou-se uma disciplina de orientação experimental sob a influencia de Johannes Muller. Resumiu e sistematizou o corpo de conhecimento da fisiologia na época. Teoria das energias especificas dos nervos, seria uma excitação ou estimulação de um lado do nervo produzindo uma sensação característica , devido que cada nervo sensorial possui tem sua própria característica.
MARSHALL HALL
- o comportamento humano depende de partes distintas do cérebro e do sistema nervoso, que controlam os músculos:
- movimento voluntário (cérebro)
- movimento reflexo (medula)
- movimento involuntário (do estímulo direto na musculatura)
PIERRE FLOURENS
- O cérebro comanda as funções mentais superiores no todo, e suas partes tem funções específicas;
- Mesencéfalo – audição e visão
- Cérebro – coordenação motora, tato e olfato
- Bulbo raquidiano – batidas do coração, respiração
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
- Abria-se assim espaço e campo para a psicologia experimental
- Na Alemanha todos os conhecimentos científicos disponíveis na época eram utilizados para examinar e medir as características da mente. Destaque para os trabalhos de hermann von helmholtz, ernest weber, gustav fechner, wilhelm wundt
Porque na Alemanha
- Acepção ampla de ciência, sem restrição dos preconceitos no uso de instrumental da ciência para medir a vida mental;
- Maior número de universidades;
- Reconhecimento da fisiologia experimental já estabelecida;
HERMANN VON HELMHOLTZ
- Suas pesquisas sobre velocidade de reação a estímulos sensoriais, da visão colorida e da audição.
- Contribuiu com teorias da visão, da percepção visual, percepção espacial, visão a cores, sensação de tom sonoro, percepção do som, etc
ERNST WEBER
- LIMIAR DE DOIS PONTOS: experimento de aproximação dos pontos de sensibilidade resultava na percepção de um só estímulo) considerado o ponto no qual um efeito psicológico começa a ser produzido. Demonstração de que as sensações podem ser medidas.
GUSTAV THEODOR FECHNER
Tinha como objetivo compreender a natureza do relacionamento entre os dois mundos - mental e material.
- Relacionamento quantitativo entre mente e corpo;
- Limiar absoluto de sensibilidade;
- Limiar diferencial de sensibilidade;
- Modalidade sensorial;
- Método do erro médio ou da modalidade do ajuste final;
- Método do limite;
- Demonstrar que a quantidade de sensação depende da quantidade de estimulação
WILHELM WUNDT
1879 criou o primeiro laboratório experimental em Leipzig na Alemanha.
- Considerado pai da psicologia
- Fundador da psicologia como disciplina acadêmica
- Lançou a primeira revista especializada
- Fundou a ciência experimental da psicologia
- Objeto de estudo: a consciência
- Métodos: experimentais das ciências naturais, adaptados aos objetivos da nova psicologia: análise ou redução.
SISTEMA DE PSCICOLOGIA DE WUNDT
- Voluntarismo (volição - ato ou capacidade de desejar) acentuação do poder sintetizar elementos em processos cognitivos de nível superior, ou seja, organizar a mente.
NATUREZA DA EXPERIENCIA CONSICENTE
- Experiência mediata - oferece informações ou conhecimento sem passar pela experiência. É a maneira que adquirimos conhecimento neste mundo.
- Experiência imediata – passar pela experiência básica forma os estados de consciência ou elementos mentais que são organizados ou sintetizados, ou seja, equilibrada por interpretação.
METODO DE ESTUDO : INTROSPEÇÃO
- Introspecção: Auto exame do estado mental ou percepção interior.
- Sensações: formas básicas de experiências. Resultado do estímulo de um órgão sensorial e os impulsos resultantes que chegam ao cérebro.
- Sentimentos: outra forma elementar. Complementos subjetivos das sensações.
TEORIA TRIDIMENSIONAL DO SENTIMENTO
- PRAZER / DESPRAZER
- TENSÃO / RELAXAMENTO
- EXCITAÇÃO / DEPRESSÃO
APERCEPÇÃO
- A experiência do consciente é construída e constituída pela doutrina da percepção.
- Doutrina da apercepção: para explicar nossas experiências conscientes unificadas.
ESTRUTURALISMO - TITCHENER (1867 – 1927)
Tem como fundamento o estudo dos elementos ou conteúdos mentais e sua conexão mecânica, mediante o processo de associação.
...