Recursos Humanos
Artigo: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: post • 25/9/2013 • 354 Palavras (2 Páginas) • 457 Visualizações
Com o aparecimento de novas tecnologias, as mudanças ocorrentes e a globalização, as empresas têm passado por várias mutações, e têm procurado adequar-se às pessoas, pois são elas que quem contribui para que as organizações atinjam a excelência na qualidade e aumentem a produtividade, sendo isto os maiores objetivos delas para a sobrevivência neste cenário de constantes mudanças.
E devido a este enfoque maior nas pessoas surgiu o conceito de Gestão de Pessoas. Vários autores definem:
• “Gestão de Pessoas é um conjunto de politicas e praticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”. Fisher e Fleury (1998).
• “Gestão de Pessoas é o conjunto de politicas e praticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionadas com as pessoas ou recursos humanos incluindo recrutamento e seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho”. Chiavenato (1999).
• “Gestão de Pessoas é um conjunto de politicas e praticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realiza-las ao longo do tempo”. Dutra (2012: 17).
Os conceitos citados acima faz perceber que o capital humano tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações, pois elas entenderam que devem oferecer o suporte necessário para que as pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidades de progresso, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa.
Assistindo ao filme Tempos Modernos ( Modern Times, EUA 1936 Direção Charles Chaplin), pode-se verificar que naquela época as diretrizes da Moderna Gestão de Pessoas não eram utilizadas.
O filme estrelado por Charles Chaplin, mostra de forma cômica exatamente como, no passado, o homem era empregado nas empresas. Os funcionários eram distribuídos na linha de produção como uma peça na engrenagem das máquinas. E esta relação é exatamente a filosofia da Escola da Administração Científica em que seus maiores expoentes foram Taylor e Ford.
A Escola da Administração Cientifica tinha as seguintes premissas:
• “racionalização do trabalho como uma profunda divisão – tanto horizontal ( parcelamento das tarefas) quanto vertical ( separação entre concepção e execução) – e especialização do trabalho;
...