TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Monografias: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 7

1) Introdução

Não se pode falar em competitividade sem que se tenha pessoas competentes e dedicadas à tarefa de fazer de sua empresa a melhor do mundo. Portanto todo programa de crescimento do ser humano deve ser baseado em políticas de RH.

No momento em que o país enfrenta os efeitos da globalização dos mercados e sua extrema competitividade, parece-nos fundamental a preocupação com a valorização dos Recursos Humanos nas empresas.

A área de Recursos Humanos desempenha nesta perspectiva, um papel importante na sobrevivência, consolidação e desenvolvimento das Empresas.

Uma empresa que adota uma política de gestão de pessoas diferenciada busca através de suas políticas e práticas de gestão conciliar suas necessidades e expectativas organizacionais, com as necessidades e as expectativas das pessoas que nela trabalham, visando permitir a ambas a realização de seu potencial de crescimento.

Nosso objetivo neste trabalho, é mostrar a importância dos Recursos Humanos como fator de grande competitividade das empresas, pois o sucesso da organização depende da capacitação e do comprometimento das pessoas que nela trabalham.

2) Desenvolvimento

As organizações vêm demonstrando, ao longo do tempo, uma complementação dos seus valores fundamentais, na qual se observa uma modificação na prioridade de seus recursos estratégicos. Passou-se então do capital financeiro para o capital humano o foco das atenções organizacionais, uma vez que se vive hoje numa época em que a informação, o conhecimento e a criatividade, dentre outros atributos, imperam como recursos de sobrevivência das organizações.

Diante dessas mudanças conjunturais em tempos de Globalização, os gestores de Recursos Humanos, estão despertando para sua posição estratégica dentro da empresa, ou seja, para a sua função de agregar valor aos negócios. Esse tem sido um dos principais desafios dos profissionais de RH, pois eles devem oxigenar a empresa com talentos, sendo responsáveis por desenvolver o potencial humano e gerar a competência necessária para o crescimento das organizações. Isso inclui manter a força de trabalho qualificada, motivada e comprometida com os objetivos propostos, estabelecendo o relacionamento entre os seres humanos e o negócio.

A razão para que isto ocorra é que, em geral, trabalhando em equipe se tem um desempenho melhor do que as pessoas individualmente, especialmente em situações onde se exige multiplicidade de habilidades, julgamentos e experiências. Quando existem equipes verdadeiras em uma organização, podem-se verificar melhoria na resolução de problemas, maior criatividade e comprometimento.

O homem possuindo um potencial quase que ilimitado no sentido de usar sua criatividade e inteligência, frente às dificuldades que surgem, é capaz de desenvolver ações capazes de reverter situações desafiadoras como a que estamos vivenciando, em um mercado cheio de concorrentes, onde a competitividade se torna acirrada.

Alguns pontos devem ser enfatizados para que o empreendedor faça uma reflexão sobre a importância estratégica que a atividade de Recursos Humanos representa para a obtenção de Resultados:

• necessidade de maior produtividade onde as pessoas saibam fazer mais e melhor as tarefas a elas confiadas;

• oferecer atendimento ao crescente desejo de participação dos trabalhadores, através da abertura de novos canais de comunicação entre a base e o topo da pirâmide organizacional, alterando o fluxo de informação de unidirecional para bidirecional;

• preparar as chefias e gerências da empresa capacitando-as para aspectos de liderança e trabalho em equipe;

• ter um sistema estruturado de informações que permita avaliar constantemente o clima interno da organização, de corrigir eventuais distorções que possam comprometer os Resultados;

• dotar a empresa de planejamento estratégico em Recursos Humanos que lhe permita enfrentar épocas de crises sem traumas;

• transparência na atividade de Recursos Humanos visando à abertura de um canal efetivo entre esta área e as outras, enfatizando a idéia de cooperação e não de competição;

• incluir a área de Recursos Humanos nas reuniões de planejamento estratégico da empresa, definindo-lhe objetivos e sua contribuição para o Resultado da Empresa;

• desenvolver, dentro da organização, a idéia de que o trabalhador mais do que nunca é, hoje, Parceiro no Risco de qualquer negócio.É fundamental que Recursos Humanos desenvolvam ações estruturadas para criar e gerar resultados dentro desta parceria;

• exigir da área de RH que a mesma tenha informações atualizadas sobre diversos indicadores do desempenho que administra a fim de contribuir para as decisões estratégicas da empresa.

Estas questões (existem outras) são importantíssimas e devem ser encaradas com carinho, na medida em que a empresa tende cada vez mais buscar uma administração moderna e participativa.

Podemos perceber, então , que os talentos dos empregados, são fundamentais para manter a competitividade, e é os Recursos Humanos responsável para propiciar esse ambiente de trabalho, pois é seu papel buscar e manter as pessoas adequadas à organização.

Para que a empresa tenha um bom desempenho, é necessário que se tenha um bom trabalho de recrutamento e seleção, voltado para a permanência do funcionário, motivando-os através das políticas de gestão e treinamento.

O processo de recrutamento destina-se a atrair o maior número de pessoas para o cargo oferecido. Cabe então aos Recursos Humanos fazer a seleção dos mais adequados ao cargo, valorizando suas competências, mas seu trabalho não pára aí, pois é necessário que os Recursos Humanos alimente seus funcionários, através de cursos, seminários, ou seja treinando-os pra a competitividade, fazendo-os com que percorra a Curva de Aprendizagem mais rapidamente.

As empresas estão passando a adotar programas de gestão de RH baseados na estratégia de oferecer menos garantias aos empregados, mas dando a eles a oportunidade de avançar mais na carreira pessoal, bem como a expectativa de participar das decisões dos resultados e do futuro da organização. Isso mostra a preocupação crescente com fatores como a motivação, a qualidade de vida no trabalho e a capacitação pelo aprendizado contínuo dentro das empresas. Aquelas que querem alcançar resultados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com