Recursos Humanos
Pesquisas Acadêmicas: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alansalgado • 16/11/2014 • 617 Palavras (3 Páginas) • 281 Visualizações
Realizar o estudo do caso apresentado no artigo:
CASTRO, T.C.M. e MERLO, A.R.C. Reconhecimento e saúde mental na atividade de segurança pública. In: Revista Psico, v.42, n.4, p.474-480, out/dez 2011. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/6921/7452.pdf
Analisar:
1. Em que se resume o caso estudado?
O caso se resume no estudo da saúde mental no trabalho, com foco para o reconhecimento do trabalhador. Para isto foi utilizado como base para o estudo, os funcionários da Guarda Municipal de Porto Alegre (GMPA) que tem como atividade a segurança urbana e quais são os aspectos, subjetivos e objetivos, para o reconhecimento dos mesmos pela população. Isto se dá, uma vez que o reconhecimento pelo outro é de grande importância na dinâmica identidade e prazer, sendo a identidade do campo social construída a partir da relação com sua atividade laboral.
2. Quais os conceitos da psicodinâmica do trabalho usados no estudo de caso? (Relacionar com os conceitos estudados nos textos 7 e 8 da disciplina de Gestão de Pessoas)
No estudo de caso é utilizado de conceitos da psicodinâmica do trabalho como, por exemplo, o trabalho prescrito e o real do trabalho. Podemos conceituar o real do trabalho como imprevisto e incontrolável, ao qual expõe o trabalhador ao fracasso uma vez que não corresponde ao prescrito, ou seja, a sua aprendizagem através da vivência no trabalho. No artigo, isto é explicitado no momento em que se refere a problematização de como se sentem os profissionais que trabalham com segurança e o seu reconhecimento, já que seus depoimentos indicam um sentimento de um trabalho não concreto.
Além disso, é utilizado também o conceito de ressonância simbólica, que é o encontro entre o desejo do trabalho e a realização obtida, implicando em prazer. Este conceito é visto no arquivo no momento que indica a retribuição esperada pelo trabalhador, onde a mesma é dividida em duas dimensões: no sentido da constatação ou no sentido da gratidão. A primeira refere-se a contribuição individual onde espera-se das chefias percebam que o trabalho prescrito é falho e que só é executado porque existe um trabalhador que faça. A segunda refere-se a gratidão aos trabalhadores pela contribuição dos mesmos a organização.
3. Quais as principais vivências subjetivas relativas ao trabalho dos profissionais abordados no artigo?
As principais vivências subjetivas dos profissionais abordados no artigo são, fundamentalmente, aquelas que se relacionam com o reconhecimento do trabalho realizado e consequentemente a satisfação em fazê-lo assim como aspectos mais abrangentes acerca da segurança envolvida em sua atuação e sua formação profissional.
A cerca do reconhecimento podemos citar, conforme o texto, um modelo no qual o grupo é visto com o inserido em sua categoria e o segundo como produtores de um trabalho diferenciado. Esse tópico é muito discutido pelo grupo que se enxerga co9m um trabalho diferenciado de não encontrar grande reconhecimento ao citar, por exemplo, a falta de plano de carreira e a utilização dos altos cargos como plataformas políticas.
Sobre a segurança na profissão há citações em
...