Recursos Humanos
Trabalho Escolar: Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FreitasOliveira • 27/3/2015 • 1.984 Palavras (8 Páginas) • 628 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE BELO HORIZONTE – UNIDADE 2
CURSO TECNOLOGIAS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE
Disciplinas: Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal
TUTORA EaD JOYCE HUBER
BELO HORIZONTE / MG
2014
SUMÁRIO
Considerações iniciais ..................................................................................................3
Diagnóstico ...................................................................................................................3
Plano de Ação ...............................................................................................................3
Conclusão .....................................................................................................................4
Anexos ..........................................................................................................................6
Referências .................................................................................................................14
Considerações iniciais
A empresa SUPERSOFT têm sérios problemas relacionados ao ambiente de trabalho. A interação entre os funcionários é mínima e há muito ressentimento. A empresa também não oferece um ambiente físico adequado a alguns de seus colaboradores, políticas salariais e de recompensas não são claras e geram dúvidas e insatisfações por parte dos colaboradores.
A contratação de um consultor em RH é essencial para a correção desses problemas. Uma das vantagens para a SUPERSOFT é que o consultor pode melhorar o clima organizacional da empresa, pois ficamais próximo aos colaboradores identificando e corrigindo as insatisfações. A transparência da gestão onde os funcionários podem tirar dúvidas sobre o seu papel na organização ocorrendo uma menor resistência às mudanças.
Ocorre também um fortalecimento da relação empresa-colaborador, pois além das lideranças, o consultor interno de RH também se mostra um porta-voz da organização junto aos colaboradores (BISPO, 2013). Evitando o absenteísmo e a migração para a concorrência.
Diagnóstico
Durante a análise da SUPERSOFT foi observado os seguintes problemas
Clima Organizacional: o Clima Organizacional da SUPERSOFT é ruim. Os funcionários não interagem entre si e há dificuldade para o trabalho em equipe.
Infraestrutura da Empresa: a SUPERSOFT possui uma copa que não é bem utilizada pelos colabores por não ser bem estruturada para uso. Além da falta de equipamento adequado a alguns funcionários.
Políticas de Remuneração: não existe política de remuneração para os funcionários. Isso gera um descontentamento e insatisfação com a empresa.
Adequação Salarial: a falta de clareza nos demonstrativos de pagamento gera muitas dúvidas e algumas insatisfações por parte dos funcionários.
Plano de Ação
Segundo CHIAVENATO (2006) o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustação daquelas necessidades. O atual Clima Organizacional da SUPERSOFT gera tensões, desinteresses, erros constantes e falta comunicação.
Para a melhora do clima organizacional da SUPERSOFT a sugestão é reservar uma porcentagem de 1% - 2% do faturamento mensalda empresa na viabilização da interação entre os funcionários na forma de eventos mensais como churrascos, caminhadas ecológicas, jantares ou almoços e alguns desses eventos com a participação das famílias dos funcionários. O planejamento desses eventos ficaria a cargo da Administração da empresa.
Na infraestrutura a SUPERSOFT deve adequar a copa da empresa, comprando eletrodomésticos adequados, instalando pias, mesas e cadeiras, permitindo que os funcionários possam fazer as refeições no ambiente. Além de ajudar os funcionários a gastarem menos não almoçando fora, ajuda no fortalecimento das relações entre os funcionários. Outra melhoria é a aquisição de um computador de mesa para a Lilia para melhorar a qualidade de seu trabalho.
Segundo CHIAVENATO (2010) recompensa é uma retribuição, prêmio ou reconhecimento pelos serviços de alguém. A remuneração total é o pacote de recompensas quantificáveis que uma pessoa recebe pelo seu trabalho e é constituída de remuneração básica, incentivos salariais, e benefícios. Seguindo esse pensamento uma sugestão de remuneração para a SUPERSOFT é uma carta de reconhecimento e agradecimento dos sócios para os funcionários desenvolvendo o sentimento de orgulho e reconhecimento profissional dos funcionários.
Outra sugestão é presentear os funcionários em datas importantes como aniversários, páscoa e natal. Uma pequena porcentagem de 0,2% a 5% do faturamento mensal pode ser destinado por ano para esses presentes. Sugere-se a formação de uma agremiação dos funcionários para gerir esse segmento.
Destinar 1% do faturamento em bolsas de estudo incentivando a capacitação profissional dos funcionários. Com oaumento da qualificação melhora a qualidade do serviço oferecido pela SUPERSOFT.
O colaborador responsável pela folha de pagamento da SUPERSOFT deve estar aberto a ouvir e responder as dúvidas dos demais colaboradores. Os demonstrativos de pagamentos devem ser enviados via e-mail a cada colaborador e ser bem claros, detalhados e de fácil compreensão a todos os colaboradores.
Conclusão
A SUPERSOFT sofre de sérios problemas relacionados ao ambiente de trabalho. Recomenda-se que a SUPERSOFT faça uso das sugestões apresentadas e siga passo a passo as soluções oferecidas
...