Relatório Humanista
Por: Má ra • 23/9/2015 • Artigo • 774 Palavras (4 Páginas) • 231 Visualizações
1-O que você entendeu como sendo Boa Vontade?
O texto ressalta algumas comparações a fim de melhor entender as diferenças entre a atitude de boa vontade (BV) e a abordagem centrada na pessoa.
(ACP) A boa vontade se mostra sempre que há a disponibilidade de ajudar o outro ao perceber qualquer necessidade e assim o ajudar espontaneamente oque mostra uma visão em aspecto ético ao contrario da ACP onde o foco é a relação voltada para o outro numa visão fechada.
De acordo com o texto, a boa vontade tem relação ao senso comum, é a auto satisfação interior em ajudar o outro, o sentimento de se sentir bem e realizado consigo mesmo visando a necessidade alheia e destacando sempre a espontaneidade e os sentimentos positivos com relação ao outro.
2-Quais são os elementos essenciais da ACP?
Perspectiva positiva de vida
Crença numa tendência geral ao
Desenvolvimento
Intenção de ser eficaz
Respeito pela autonomia e dignidade do outro
Flexibilidade de pensamento e ação
Tolerância com incertezas ou ambiguidades
Senso de humor, humildade e curiosidade.
´´Jeito de Ser´´ ao se deparar com certas situações (expressão de Rogers) Postura de quem acredita na vida e seus valores, crença com tendência positiva ao crescimento harmônico, mudanças positivas e construtivas na sua personalidade, compreensão, abster se de julgamentos ou ficar horrorizado diante de uma colocação, Flexibilidade de pensamentos, afinal...ninguém é perfeito e nem possuidor definitivo da verdade.
3-A partir dos depoimentos, como a BV poderia se relacionar com a ACP?
A BV tem como foco a disponibilidade de ajuda/auxílio ao próximo diante de suas necessidades, Já ACP tem como foco a relação do sujeito com o mundo. Entre os dois conceitos existem diferenças e semelhanças, A partir dos depoimentos relaciona-se um com outro no sentido de ajuda visando beneficio efetivo, disponibilidade, flexibilidade e extensão de ser eficaz.
4-Atitude de boa vontade é o mesmo que ACP?
São semelhantes e também diferentes, pois as duas usam abordagens diferentes, mas ajudam o outro.
A BV é compreendida pela atitude e o modo de ser da pessoa, como ela é... Ela parte da espontaneidade, junto da vontade de ajudar, sendo assim uma atitude espontânea, agora a ACP é o modo de se relacionar com o outro, aceitar as suas diferenças, passar confiança, acreditar em seu potencial para mudança, essa abordagem é centrada na pessoa! Entrar na vida do outro fazendo com que ele acredite em si próprio, aceitando o outro faz com que se compreenda oque tem dentro de si, ajudando no auto conhecimento e compreensão.
O texto ressalta algumas comparações a fim de melhor entender as diferenças entre a atitude de boa vontade (BV) e a abordagem centrada na pessoa.
(ACP) A boa vontade se mostra sempre que há a disponibilidade de ajudar o outro ao perceber qualquer necessidade e assim o ajudar espontaneamente oque mostra uma visão em aspecto ético ao contrario da
...