Relatório Sniffy
Por: Andressa Corrêa da Silva • 9/10/2019 • Ensaio • 786 Palavras (4 Páginas) • 468 Visualizações
RESUMO
O experimento 4 (quatro) consiste em iniciar a Modelagem do Comportamento de pressionar a barra para conseguir comida utilizando o programa Sniffy Pro, liberando uma pelota de comida para o rato, quando ele estiver próximo ao comedouro, pressionando a barra do comedouro, dessa forma toda vez que o rato se aproxima é liberado uma pelota de comida, depois de comer a pelota é liberada outra assim sucessivamente até ser liberado 15 (quinze) pelotas em seguida sem deixar que o rato saia de perto do comedouro. Depois que ele receber 15 (quinze) pelotas deixar que se afaste do comedouro liberando mais uma pelota, observando e anotando seus comportamentos e repetindo a operação, observando o gráfico da “Janela da Mente’’ até que o rato esteja treinado.
Palavras chave: 1. Modelagem do Comportamento; 2. Sniffy Pro; 3. Comedouro.
SUMÁRIO
Introdução......................................................................................................03
Método...........................................................................................................04
a. Sujeito.................................................................................................04
b. Ambiente, Materiais e Instrumentos....................................................04
c. Procedimentos....................................................................................04
Resultado.......................................................................................................05
Discussão......................................................................................................08
Referência Bibliográfica.................................................................................09
INTRODUÇÃO
No experimento 4 (quatro) inicia a Modelagem do comportamento de pressionar a barra para conseguir comida, treinando o rato albino ao discriminar o som da barra a liberação da comida no comedouro utilizando o programa Sniffy Pro que oferece uma característica nova, a qual não é encontrada em um rato real - a ''Janela da Mente'' (Mind Window) - que mostra os princípios elementares que forneceriam a base dos fenômenos comportamentais demonstrados nos exercícios feitos em laboratório. A aprendizagem da resposta de pressionar a barra é representada na “Janela da Mente” por duas associações, som/comida e barra/som, representando, respectivamente, a formação das associações entre o som do funcionamento do mecanismo do comedouro e a apresentação de comida (associação som/comida presente no treino ao comedouro) e também a associação entre a resposta de pressionar a barra e o som do comedouro (associação barra/som presente no condicionamento da resposta de pressionar a barra)
MÉTODO
- Sujeito
Rato albino do Programa Sniffy – Pró.
- Ambiente, Materiais e Instrumentos
- Cronômetro;
- 3 (três) lápis e 2 (duas) borrachas;
- Folhas de registros dos anexos A e B e folhas avulsas para rascunhos;
- Cópia completa do exercício 4 (quatro);
- 1 (um) pen drive; computador, softwares: Word e Excel.
- Procedimentos
- Ler todo o relatório do Experimento 4 (quatro).
- Organizar a bancada de trabalho e dividir as tarefas de observação dos comportamentos apresentados pelo rato, já definidos pelo professor, dividindo os comportamentos para que dois componentes registrem e o terceiro observe e relate comportamentos.
- Registrou-se nos próximos 14 (quatorze) minutos seguintes, a frequência de emissão dos comportamentos pré-definidos e registramos no Anexo A.
- Marcou-se o horário inicial e final desta fase do experimento;
RESULTADO
O Experimento foi realizado na terça-feira, dia 7 de abril de 2.015, iniciando-se às 17h40min; desta forma, o grupo começa a observar e anotar os seguintes comportamentos: farejar, pressionar a barra, levantar, parar, comer e coçar e término do experimento ás18h26min.
Os comportamentos de menor frequência foram de Levantar (9repetições), seguido de coçar (19 repetições).
Os comportamentos de maior frequência foram de Comer (334 repetições) seguido de Farejar (23 repetições).
Os comportamentos de Pressionar a barra e Parar não foram apresentados.
Tempo | F | PB | L | P | Co | C |
1 | 2 | 0 | 3 | 0 | 7 | 4 |
2 | 2 | 0 | 1 | 0 | 10 | 3 |
3 | 3 | 0 | 2 | 0 | 21 | 1 |
4 | 2 | 0 | 0 | 0 | 17 | 6 |
5 | 4 | 0 | 0 | 0 | 22 | 3 |
6 | 7 | 0 | 0 | 0 | 21 | 0 |
7 | 2 | 0 | 0 | 0 | 27 | 1 |
8 | 1 | 0 | 0 | 0 | 29 | 0 |
9 | 0 | 0 | 0 | 0 | 36 | 1 |
10 | 0 | 0 | 3 | 0 | 27 | 0 |
11 | 0 | 0 | 0 | 0 | 24 | 0 |
12 | 1 | 0 | 0 | 0 | 30 | 0 |
13 | 2 | 0 | 0 | 0 | 31 | 0 |
14 | 0 | 0 | 0 | 0 | 32 | 0 |
Total | 23 | 0 | 9 | 0 | 334 | 19 |
Taxa de resposta | 2,3 | 0 | 0,9 | 0 | 33,4 | 1,9 |
Tabela com o registro dos comportamentos cronometrados durante 14 (quatorze) minutos e os comportamentos a cada minuto, incluindo a frequência total e taxa de resposta.
[pic 1]
Figura 1: Gráfico apresentando o total de comportamentos apresentado em 10 minutos.
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