Relatório de Atividade Prática
Por: Gina Félix • 16/7/2019 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Carla Renata de Amorim
Georgia Carvalho
Gina Gabriella
Silvia Maria
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA
Petrolina
2017
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
Introdução
Na segunda infância, as crianças tornam-se mais finas e compridas. Elas precisam de menos sono, aperfeiçoam suas capacidades de correr, saltar e arremessar. Entre outras habilidades. Em torno dos três anos, as crianças começam assumir uma aparência delgada atlética da infância.
Tanto meninas como meninos costumam crescer de 5 a 13 centímetros por ano adquirem em média de 1,8 a 2,7 kg por ano. O desenvolvimento muscular e esquelético, tornando as crianças mais fortes. As cartilagens tornam-se ossos e os ossos mais duros dando a criança uma forma mais firme e protegendo os órgão internos. Outro fator que pode ser observado nessa fase são as habilidades motoras, como descreve as autoras Papalia e Fieldman (2012) “crianças em idade escolar fazem grandes avanços nas habilidades motoras grossas, tais como correr e saltar, que envolvem a musculatura grande”.
As crianças da segunda infância tem o amadurecimento das regiões corticais ligadas a linguagem, mas o cérebro não esta totalmente desenvolvido, já conseguem distinguir fantasia da realidade, possuem preferência pelo uso das mãos na escrita entre a esquerda e a direita e já consegue ter um desenho mais preciso, ou seja, conseguem representar objetos reais nos desenhos, não apenas imagens abstratas, pois a idade entre 4 à 5 anos estão no estágio pictórico, ou seja, existe o desenvolvimento artístico. Outro ponto importante a ser mencionado é que as crianças nessa fase, que Jean-Piaget denominou de estágio pré-operatório, pois as crianças não conseguem efetuar operações mentais lógicas, entretanto esse estágio
O objetivo do trabalho é observar crianças de 5 anos e relatar o seu brincar , o modo como ele brinca e como esta criança brinca e relacionar com seu estagio que no caso seria o segundo estagio pela idade .
Método
Participantes:
1 menino de cinco anos de idade , Oriental ,magro, usava óculos.
1 menino de cinco anos de idade ,magro ,branco, cabelo castanho .
1 menina de cinco anos de idade , branca ,cabelo castanho .
1 menino (gina)
As quatro crianças estudam e foram observadas no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora durante o horário do recreio enquanto brincavam em um parquinho. As quatro crianças cursam o segundo período do pré escolar .
Durante o recreio não tinha apenas crianças da segunda infância, tinham crianças mais novas e um pouco mais velhas , tinha entorno de 30 crianças ao todo e tinha apenas 11 do segundo estagio.
Instrumentos:
Procedimentos:
O local de onde as crianças foram observadas brincando foi um parquinho com areia,escorregadores ,pneus coloridos colocados no chão em fileira .Observadoras sentadas em frente ao lugar onde as crianças estavam brincando sem manter nenhum contato com estas .Observadoras devidamente fardadas utilizando crachá da instituição UNIVASF .
...