Relatórios do Bender
Por: Yasmim Sacramento • 5/4/2021 • Trabalho acadêmico • 428 Palavras (2 Páginas) • 142 Visualizações
2. Descrição da Demanda
A escola de Amanda a encaminhou para uma avaliação psicológica da inteligência por conta de sua dificuldade de aprendizagem desde seu início no Pré I. Seus professores relataram que a criança apresentava dificuldade para fazer encaixe de blocos, realizava desenhos sem estrutura e sua escrita e leitura veio tarde de acordo com que é esperado para sua escolaridade e idade. Não gosta de realizar as tarefas, diz que está cansada ou que não consegue realizá-las, tanto em sala de aula com seu professor, quanto em casa com sua mãe.
3. Procedimento
Foram realizadas 05 sessões com 50 minutos de duração cada uma, duas vezes por semana. A primeira sessão foi com a mãe para coleta de dados sobre a criança, onde foi relatado o que seus professores falavam em relação a seu aprendizado desde o Pré I e sobre sua vontade de realizar as tarefas. Diz que Amanda é ingênua em relação a suas amizades, “preguiçosa” e precisa ser supervisionada em relação a sua higiene e organização. Sua mãe também relatou como foi sua gestação: no sétimo mês por conta de um risco de eclampse por hipertensão e redução de líquido amniótico ficou de repouso, Amanda nasceu com 39 semanas, sofreu duas paradas cardiorrespiratórias e ficou na UTI por seis dias. Começou a andar com 1 ano e três meses, balbuciar aos seis meses, suas primeiras palavras vieram com 1 ano e frases completas a partir dos 3 anos de idade. Nos anos seguintes, manteve trocas fonêmicas no discurso livre, mas após intervenção com a fonoaudióloga da escola equilibrou seu discurso.
As duas próximas sessões foram realizadas com a criança para aplicação do TESTE GESTÁLTICO VISOMOTOR DE BENDER - Sistema de Pontuação B-SPG, que tem como finalidade avaliar a maturidade percepto-motora por meio da análise da distorção de forma. Foram utilizados os seguintes materiais: uma folha A4, uma folha de resposta Bender e lápis grafite preto.
4. Análise
Na aplicação do instrumento, Amanda apresentou um desempenho ao que é esperado para a sua idade com 11 pontos no Teste Gestáltico Visomotor de Bender, este resultado possibilita compará-la com crianças de 06 a 10 anos. Conforme a tabela de conversão da pontuação e medida Rasch (tabela 15), observamos que seu desempenho se encontra no percentil de 70. e quartil de 75....
Analisando a distribuição dos pontos na folha em cores, é possível verificar que seus erros foram distribuídos de uma maneira peculiar para sua idade, Amanda fez mais pontos nas figuras de média dificuldade (verde), enquanto nas de dificuldade maior e menor (azul e laranja) apresentou a mesma quantidade de pontos/erros.
...