Relatorio Analise Experimental
Pesquisas Acadêmicas: Relatorio Analise Experimental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deia41 • 2/4/2014 • 721 Palavras (3 Páginas) • 1.014 Visualizações
2. MÉTODO
2.1. Sujeito
Nas sessões experimentais foi utilizado um único sujeito, um rato branco da espécie Rattus Norvegicos, da linhagem Wistar, do sexo masculino e com idade de 97 dias aproximadamente. O animal foi submetido a uma sessão anterior de exercícios onde foi observado o comportamento operante do mesmo e após foi realizado o treino ao bebedouro deste. O sujeito foi privado de água antes de cada experimento por uma média de tempo de 24 horas, apresentando bom rendimento em todos os exercícios realizados. O sujeito é mantido no laboratório de Análise Experimental do Comportamento da Faculdade de Pato Branco – FADEP, localizado anexo ao bloco F em gaiola-viveiro individual (Q 07) com comida seca (ração balanceada) e sempre disponível, isto é, em condições apropriadas. A água funciona como reforçador efetivo e é necessária a restrição de seu acesso antes de cada sessão experimental. A responsável pelos cuidados com o animal é a bióloga Paula Conterno.
Figuras 1 e 2 – Rato albino da espécie Rattus Norvegicos, da linhagem Wistar.
Fonte: Google imagens
2.2. Instrumentos
Foi utilizada a caixa de Skinner para este experimento. De acordo com as informações disponibilizadas pela empresa responsável pela fabricação, Insight - Equipamentos de Ensino, a caixa possui as seguintes características: Estrutura de alumínio, medindo aproximadamente 24 cm de altura, 26 cm de comprimento e 21 cm de largura. Paredes laterais de alumínio, pintadas com tinta eletrostática epóxi; teto e frente em material transparente (vidro); o piso apresenta-se em grades de aço inox, com distância aproximadamente de 1,5 cm entre elas; a barra é também constituída em aço inox, com cerca de 8 cm de comprimento e 0,5 de diâmetro, esta serve para acionamento pelo rato e está localizada na lateral direita, a mesma, ao ser pressionada, aciona um micro interruptor que leva o pescador (dispositivo de condução da gota de água), até a cuba de água e o traz com uma gota. Acima da barra existem orifícios para saída de estimulação sonora e, ao lado destes, existe um vidro transparente, permitindo a passagem de estimulação luminosa para dentro da caixa. O fechamento é feito pelo lado esquerdo, com vidro transparente. A unidade de controle se apresenta em formato retangular, numa espécie de alumínio, medindo aproximadamente cerca de 30 cm de comprimento, 14 cm de altura e 21,5 cm de largura na base com o controle da liberação de água na Caixa.
Foram utilizadas folhas de registro para cada procedimento, como também, caneta, lápis e borracha para as anotações a respeito do experimento.
Figuras 1 e 2 – Caixa de Skinner e Caixa de Skinner com o sujeito experimental (rato albino da espécie Rattus Norvegicos, da linhagem Wistar).
Fonte: http://insightltda.com.br/ e Google imagens.
2.3. Procedimentos
Para a realização desse exercício foi utilizado como base o Manual de Laboratório de Análise Experimental
...