Relatorio de Analise Experimental
Por: Laís Cardoso • 17/4/2016 • Trabalho acadêmico • 844 Palavras (4 Páginas) • 724 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
FACULDADE DE SAÚDE E CIÊNCIAS DA VIDA
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
Nome 1
Nome 2
RELATÓRIO DOS EXPERIMENTOS DE REFORÇO INTERMITENTE EM ANÁLISE COMPORTAMENTAL
ITU
2012
Nome 1
Nome 2
RELATÓRIO DOS EXPERIMENTOS DE REFORÇO INTERMITENTE EM ANÁLISE COMPORTAMENTAL
Relatório de aulas práticas de Psicologia Comportamental I, do curso de Bacharelado em Psicologia, da faculdade de Saúde e Ciências da Vida, apresentada como exigência parcial do segundo bimestre, do segundo semestre de 2012, sob orientação do Prof. Ms. Nome Prof
ITU
2012
SUMÁRIO
1.0 – PROCEDIMENTOS
1.1 – Razão Fixa
1.2 – Razão Variável
2.0 – RESULTADOS
2.1 – Razão Fixa
2.2 – Razão Variável
1.0 – PROCEDIMENTOS
1.1 – Razão Fixa
Inicialmente o experimentador acessou o software “Sniffy The Virtual Rat, Pro Version 2.0”. Em seguida, utilizou-se como base para os experimentos um arquivo no qual havia um rato previamente treinado junto ao comedouro em experimento de modelagem.
Selecionando a aba “Experiment” do software, o experimentador clicou no menu “Design Operant Conditioning Experiment”. Uma janela foi aberta, contendo uma série de recursos disponíveis. Para o experimento em questão, utilizou-se o recurso “Reinforcement Schedule” como principal ferramenta. Clicou-se na opção “Fixed”, digitando o valor estipulado de “3” no campo em branco situado ao lado do mesmo.
Uma vez concluída a parametrização inicial da caixa experimental, o experimentador clicou em “Ok”, retornando à tela inicial do software, onde observou o comportamento posteriormente emitido pelo rato.
Passado algum tempo, o experimentador retornou ao recurso “Reinforcement Schedule”, estipulando um novo valor no campo disponível, a saber, o dígito “6”. Novamente concluiu a parametrização e retomou a observação do comportamento do rato. Tal procedimento se repetiu diversas vezes, ocorrendo em cada qual um aumento progressivo dos valores estipulados no campo de preenchimento, até o mesmo alcançar o valor máximo estipulado pelo experimentador, determinado como “70”.
1.2 – Razão Variável
Utilizando novamente um rato anteriormente treinado em etapa de modelagem junto ao comedouro, o experimentador repetiu os procedimentos iniciais para o experimento de Razão Fixa. Desta vez, porém, a diferença residiu na escolha de opção fornecida pelo recurso “Reinforcement Schedule”. Optou-se clicar na razão “Variable”.
No campo de preenchimento, determinou-se que também se repetisse os procedimentos utilizados no experimento de Razão Fixa. Desta forma, portanto, cada vez que o experimentador estipulava um determinado valor no parâmetro, retomava suas observações acerca do comportamento naturalmente emitido pelo rato, até alcançar novamente a marca máxima de 70.
...