Relatório de Observação Psicologia do Cotidiano
Por: Le1105 • 29/5/2019 • Trabalho acadêmico • 482 Palavras (2 Páginas) • 553 Visualizações
Data do relatório: 22/04/2019
Observação 11
Nome: Leticia Gabrielle Costa dos Santos - Local: Em casa
Horário da Obs: 10:00 ás 11:00 (1Hr) - Data da Obs: 20/04/2019
Pais e filhos sem interação
Em um sábado do mês eu e minhas irmãs nos encontramos no parque municipal de Barueri para fazer um piquenique, onde além de nos reunirmos, aproveitamos para colocar o papo em dia e rever os sobrinhos em um ambiente em que eles possam ficar livres para brincar e extravasar.
Neste sábado escolhemos um local diferente do qual ficamos e decidimos subir um pouco mais e sentarmos na grama mesmo, coincidentemente próximo a uma fotográfa que organizava o cenário do Mickey para fotografar um bebe, que possivelmente iria completar 1 ano de idade, por conta do bolo cheio de glacê que o Pai da criança segurava, enfim, eles fariam o famoso "Smash the cake".
Confesso que ficamos todas na observação, inclusive meu sobrinho de 2 anos que é super agitado e queria muito imitar o que o bebe fazia, porém com as nossas coisas que levamos para comer e assim seguimos com as brincadeiras, mas um olho na observação e o outros nas crianças (rsrsrsrsrs).
A fotografa era simpatíca e super desenvolvida, aposto que fotografia era seu Hobby, pois tinha um jeito sem igual com a criança e fazia brincadeiras que deixavam o bebe super animado e logo caia na gargalhada.
Foto vai e foto vem os pais pouco interagiam com a criança; O pai mexia constantemente no celular e a mãe só observava os cliques e palpitava sobre as posições do seu filho na foto. De repente, sem ninguém esperar a fotografa olhou para os pais indignada, com as mãos na cintura e disse: Paizinho e Mãezinha, vocês não brincam com o filho de vocês ? Porquê até agora ele só sorriu para uma desconhecida. Se quiserem tirar as fotos, eu cuido da interação com baby de vocês e deu um leve sorriso sarcástico.
Nós que estavamos de fora ficamos assustadas pela atitude da profissional, porém em parte entendiamos a intervenção que ela fazia para com os pais da criança, pois em momento algum faziam aquelas brincadeiras "bobas" para nós adultos, mas que fazem qualquer bebe sorrir.
Acompanhamos todo o ensaio fotográfico e também o encerrmento, e pude concluir com essa observação que alguns pais não se esforçam, não conseguem tempo ou simplesmente não levam jeito com crianças, quando o assunto é interação, brincadeira, atenção e principalmente o acompanhamento de cada fase. Aqueles pais mostravam preocupação nas fotos ficarem perfeitas e cheia de sorrisos, porém não aproveitaram um momento tão legal e único.
Temos que aproveitar todos os momentos intensamente, pois não sabemos se o amanhã chegará para todos, isso serve como reflexão para Pais, filhos, netos, amigos e qualquer pessoa na qual você tenha algum tipo de relação ou vínculo, sejamos mais presentes fisicamente e menos digitalmente expressando amor e atenção por textos em redes sociais ou legandas nas fotos.
...