Relatório de Visita de Campo
Por: babyssaura • 22/5/2022 • Relatório de pesquisa • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 125 Visualizações
Relatório de visita de campo
O presente relatório proposto pela disciplina de psicopatologia na infância e adolescência, trata-se de um trabalho de visita de campo ocorrida no período de abril de 2018, no Posto de Saúde Central (24 horas) no munícipio de Nova Hartz, o qual pode ser acessado por toda a população local. O posto atua com uma equipe formada por técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos clínicos gerais, ginecologista, pediatra, psiquiatra, psicólogas, dentista, recepcionistas, motoristas e auxiliares de limpeza. Porém, esta entrevista de campo foi focada somente ao serviço de psicologia oferecido no local.
O setor de psicologia do Posto Central funciona em um prédio, localizado à frente do prédio do posto, juntamente com o serviço de farmácia do estabelecimento. O espaço da psicologia conta com uma sala dividida em sala de espera e sala de atendimentos, como também, com um banheiro independente. Atualmente, este espaço separado do posto oportunizou a realização dos atendimentos com maior privacidade. Todos materiais necessários para efetuar os atendimentos estão nesta sala, cuidadosamente guardados, como testes, documentos e brinquedos, podendo fazer uso dos mesmos as estagiárias com a autorização da psicóloga local. Essa mesma sala é utilizada para atendimentos, supervisões e reuniões entre as estagiárias e a psicóloga.
Geralmente os pacientes para a psicologia vem encaminhados pelos profissionais do posto, escolas e conselho tutelar. Onde os mesmos marcam atendimento para a psicologia passando primeiramente pela Triagem que é visto como uma “porta de entrada” para iniciação para qualquer tipo de atendimento, sendo a mesma uma forma de entrevista.
Se o paciente é criança é feita a entrevista de anamnese que são realizadas com os pais de pacientes, sendo os mesmos chamados para o primeiro atendimento, através das informações coletadas pelos próprios, assim se conhece um pouco das histórias regressas destes pacientes infantis. Outra técnica utilizada é a entrevista clínica, que é empregada com os adultos. A entrevista lúdica é um tipo de entrevista que é utilizada no Posto de Saúde Central, sendo um importante papel no atendimento com as crianças.
No Posto de Saúde Central é utilizado para o psicodiagnóstico infantil uma série de testes como o Gestáltico visomotor de Bender, que é destinado a crianças de 6 a 10 anos; a CAT-A, que tem como objetivo investigar a dinâmica da personalidade da criança em sua singularidade, de modo a compreender o mundo vivencial da criança, sua estrutura afetiva, a dinâmica de suas reações diante dos problemas que enfrenta e a maneira como os enfrenta; as Fábulas de Duss que é um teste voltado principalmente para o público infantil; o H.T.P que obtém informações de como uma pessoa experiencia a sua individualidade em relação ao ambiente do lar e em relação a outras pessoas; o conceito de Wisc - a escala de inteligência Wechsler para Crianças – WISC IV que é um instrumento clínico que avalia o desempenho cognitivo, a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas em crianças e o atendimento psicoterápico que é concretizado com os adultos.
Os atendimentos realizados no Posto de Saúde Central de Nova Hartz são estruturados a partir da psicoterapia breve-focal, com uma duração de 12 sessões podendo ser prorrogadas conforme for a necessidade do caso, sendo avaliada à priori. As sessões ocorrem semanalmente com um tempo de 30 minutos cada encontro. A Entrevista de Devolução tem por finalidade comunicar ao sujeito o resultado da avaliação.
As demandas e patologias atendidas no local são variadas, com muitas demandas escolares e abusos. Quando as demandas são de tentativas de suicídios ou esquizofrenia, estes pacientes são encaminhados para a psiquiatria do posto. Também tem transtornos obsessivos compulsivos, boderline e as doenças mais comuns, que são depressão e transtorno de ansiedade. Geralmente todos os pacientes que fazem uso de medicação, a psicologia fica em parceria com o profissional responsável pelo encaminhamento.
Os distúrbios de ansiedade têm como sintomas nervosismo e preocupação intensos, duradouros e frequentes com permanência de pelo menos seis meses. O tratamento dependendo do distúrbio da ansiedade, ansiolíticos e psicoterapia podem aliviar a disfunção. Existem diferentes tipos de transtornos de ansiedade, mas os mais comuns são pânico, com incidência de 3,5% na população; e o transtorno de ansiedade generalizada, com 3,4%.
O ataque de pânico é um súbito início de medo ou de terror intenso, muitas vezes, vem associado com sentimentos de morte iminente. Os sintomas incluem falta de ar, palpitações, dor no peito e desconforto.
A ansiedade generalizada se caracteriza pela preocupação e ansiedade crônica. É como se sempre tivesse algo para se preocupar: possíveis problemas na escola, no trabalho ou no relacionamento, um possível acidente
...