Relatório do Documentario Cowspiracy
Por: Luan Paixão • 7/5/2020 • Dissertação • 1.020 Palavras (5 Páginas) • 474 Visualizações
UNIP-CAMPUS MANAUS
GRADUAÇÃO: PSICOLOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇAO AMBIENTAL
PROFESSORA: PATRICIA
ACADÊMICA: DIANA RAQUEL GODINHO DOS SANTOS
TURMA: 01/PS1A34 – MANHÃ
Relatório: Cowspiracy O Segredo da Sustentabilidade
Manaus-Am
2020
Relatório Cowspiracy O Segredo da Sustentabilidade
O presente relato tem com objetivo mostrar os pontos negativos dos impactos associados a agropecuária e o porque não se tem um diálogo mais aberto sobre essa problemática, para tentar amenizar os efeitos negativos relacionados ao meio ambiente.
Todos sabemos que existe uma grande relação entre as atividades humanas na produção de alimento e energia que afetam direta ou indiretamente o meio ambiente, por isso no documentário ‘Cowspiracy’ O Segredo da Sustentabilidade nos apresentam uma visão mais profunda e não conhecida sobre fatos que não são divulgados ou dialogados nos meios de comunicação ou até mesmo nos meios das organizações que atuam no ramo da proteção ambiental como Greenpeace, Sierra Club, Sea Shepherd Conservation Society, Rainforest Action Network. O Documentário nos mostra um relato de Kip Andersen conta sua história de envolvimento com a causa ambiental. Ele, como muitos outros, voltou os olhares sobre a questão após assistir ao documentário de Al Gore, "Uma verdade inconveniente". Mas após se deparar com estatísticas oficiais da ONU que informavam que a agricultura animal tem emissões de gases superiores a todo o setor de transportes (carros, caminhões, trens, navios e aviões).
Sua preocupação e reflexão fez com que ele fosse em busca de resposta e entender porque esse problema era deixado de lado e a sociedade ou as organizações ambientais faziam vista grossa sobre o fato. A agropecuária uma das principais causa de produção de gases que aumentam o efeito estufa. É enfatizado no inicio muito está questão, porém Kip envolve outras questões como o consumo de água muito grande que ele relata ser um desperdício e que poderia ter uma diminuição, porém os especialistas que ele consultou, afirmaram que pouco podia ser feito por essa questão levantada por Kip. Com essas informações mínima Kip resolve entrar em contato com as Organizações de proteção ambiental, porém sem sucesso nenhum, então decide ir pessoalmente as sedes, ondes algumas não deram nenhuma resposta e outras recebiam ele, mas não falavam claramente sobre os problemas que a pecuária causava. Kip levanta outros problemas como a pesca nos oceanos e nos mostrar uma pratica que está matando além dos peixes outras espécies que não fazem parte do comercio com as Tartarugas Marinhas, Golfinhos e Tubarões. Além disse as organizações que cuidam desse trabalho de proteção também fazem pouco caso.
Muitas das indagações mostra que não é somente um problema que pode afetam meio ambiente mas é um conjunto de ações como no caso das criações de gado onde eles ocupam uma grande área e para que isso aconteça é necessário que aconteça o desmatamento principalmente quando é relacionados as florestas tropicais. Afinal o documentário faz com que cheguemos à conclusão de que só a um jeito de ter um consumo alimentar livre dessa pesada pegada ecológica: aderir ao veganismo.
Através deste documentário podemos olhar de forma mais abrangente para o meio ambiente, os dados apresentados nos fazem refletir bastante e nos deixam ainda mais preocupados com o meio o qual fazemos parte. Levanta questões não muito comentadas na população, por exemplo de como a agropecuária pode afetar o meio ambiente, isto é exposto através de estatísticas e mostra que a agropecuária tem um peso enorme no meio ambiente ocupando 51% da poluição mundial, o que nos deixa bastante preocupados, pois, não observamos isso de
...