Resenha Crítica
Ensaios: Resenha Crítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tbonatto1 • 29/9/2014 • 629 Palavras (3 Páginas) • 312 Visualizações
Segundo o artigo, O processo de construção e reconstrução das identidades dos indivíduos nas organizações da revista de Administração contemporânea, entende-se que os autores –Fernandes e Zanelli- identificaram argumentos referentes a identidades dos colaboradores de uma organização. A identidade formada em uma organização tanto pessoal quanto social, é influenciada pela cultura e crenças da organização. Assim, criando identidades coletivas a partir de adaptações impostas pelas diretrizes das mesmas, porém há controversas, pois nem sempre o indivíduo estará de acordo com o coletivo, tendo e impondo a sua própria identidade individual.
O conhecimento da cultura organizacional é muito importante na identificação do futuro empregado quanto à empresa. Entretanto nenhum empreendedor começa uma empresa com este elemento claro, ou seja, uma pequena empresa, inexperiente, acaba não fornecendo uma direção para seus colaboradores. Já que o desempenho individual, a produtividade da empresa e a satisfação são desencadeados pela cultura da empresa. Esta pode ser aprendida em três níveis segundo Schein (2001): o nível dos artefatos visíveis, dos valores e dos pressupostos inconscientes. Exemplificando, o modo de comunicação e vestimentas; comportamentos e como os membros pensam e agem, respectivamente.
Conhecendo a missão, valores, percepções e comportamentos aceitos e valorizados da organização, forma uma uniformidade de atitudes, que possibilita maior coesão, porém perda de individualidade, acarretando perda de criatividade. Muitas vezes as atitudes numa empresa, passam para ambientes externos - um exemplo: Para um homem na empresa são cobradas metas de produção, este mesmo homem no ambiente familiar cobra metas de seu filho em relação a notas escolares – Em outras palavras, a identidade formada na organização é estendida no ambiente familiar. As identidades organizacionais são formadas pelo compartilhamento da realidade (interação de objetivos) entre as pessoas.
E sobre a seguinte citação “A experiência no mundo do trabalho [...] nos leva a incorporar características, hábitos e valores [...] assim, o trabalho nos modifica, nos torna iguais em alguns aspectos e nos separa e distingue em outros.”, concorda-se realmente que existe essa influencia do trabalho tanto profissionalmente como na vida pessoal dos colaboradores, fazendo com que nossa identidade seja alterada e adaptada, por influência de cada organização. No entanto discorda-se que uma organização ocupa todo o espaço afetivo, conforme algumas citações do texto. Porque existem momentos em que nos desligamos da empresa e nossa identidade é relevada de uma forma livre e completa, sem influências e adaptações de terceiros. Vale resaltar também que a empresa além de empregar e remunerar a força de trabalho deve desenvolver ações ligadas ao bem estar dos indivíduos para haver um ambiente de trabalho mais saudável e formar um vinculo afetivo duradouro.
As mudanças na organização causam impactos nas pessoas, ou seja, alterações no comportamento e cotidiano do individuo, para melhorar o produto, aumentar a rentabilidade, evitar conflitos e reduzir custos. Com o medo de perder a identidade em uma mudança, gera-se uma resistência. A comunicação é fundamental para tempo de mudanças e consequentemente para reconstrução de identidade.
Com tudo conclui-se que
...