Resenha Crítica - Filme Beleza Americana
Por: Luana Freitas • 14/9/2017 • Trabalho acadêmico • 567 Palavras (3 Páginas) • 1.281 Visualizações
FACULDADE PATOS DE MINAS
CURSO DE PSICOLOGIA – 2º PERÍODO
RESENHA CRÍTICA
Disciplina Psicologia Fenomenológica Existencial
Prof. Cátia
Aluno: Lucas Gonçalves de Araújo
PATOS DE MINAS
2016
RESENHA CRÍTICA
Filme: Beleza Americana, filme de Sam Mendes com roteiro de Alan Ball, ano 1999, EUA, vencedor de 5 Óscars no ano 2000, incluindo o Oscar de melhor roteiro original e melhor diretor.
Sobre o diretor: diretor de cinema e teatro, e produtor de cinema britânico.
Sobre o roteirista: dramaturgo, roteirista, diretor e produtor de televisão e cinema norte-americano, mais conhecido por escrever o filme American Beauty e por criar e produzir as séries Six Feet Under, True Blood e Banshee.
Sobre a filme: O título do filme vem do nome de uma rosa muito comum nos Estados Unidos denominada beleza americana, uma flor de um vermelho intenso, mas que não possui aroma ou espinhos; a qual possui beleza externa, mas não tem essência.
O filme retrata os conflitos de um homem de 40 anos – Lester Burham, de classe média, que tenta se ressignificar como pessoa em meio a uma crise da meia-idade masculina. No início do filme Lester, é um homem triste, submisso, sem vontade própria. Ele e sua família tem valores consumista e alienados, que vivem em busca do sucesso profissional para manutenção das aparências.
Todos os personagens e suas ações apontam uma crítica a sociedade americana, que é considerada a maior representante da cultura globalizada, o filme mostra um novo desenho da problemática da moralidade e da constituição das instituições sociais do ocidente.
O interessante do filme é o contraste de personalidade de cada personagem da história, que foi feito para mostrar que o padrão de perfeição que a sociedade americana tenta cultivar nem sempre é sinônimo de felicidade e realização. Isso é percebido pelo perfil e ações dos personagens ao longo da história.
Carolyn, a esposa de Lester, o vê como um fracassado, coloca sua carreira acima de tudo e envolve-se com um empresário de sucesso do setor mobiliário. Jane, sua filha, o odeia, sem planos para o futuro, nada satisfeita com seu corpo, por não ter o padrão de beleza imposto pela sociedade e a mídia, seu sonho fazer uma cirurgia plástica. Angela, a amiga de Jane, a menina perfeita, que diz ter envolvimento com vários homens, uma bela carreira de modelo, mas no fundo trata-se de uma pessoa vazia e solitária. Ricky Fitts, é o vizinho da família, traficante de drogas e filho de um fuzileiro aposentado o Coronel Fitts. O convite de Ricky a Lester para fumar um baseado, o fez enfrentar uma autoridade e mudar sua maneira de agir, a partir daquele momento ele busca aproveitar a vida, ser feliz e conquistar a amiga da filha.
...