TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Gestalt

Trabalho Escolar: Resenha Gestalt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  1.870 Palavras (8 Páginas)  •  1.569 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Paulista – UNIP

Teorias e Sistema em Psicologia

Gestalt

Fernanda Maciel R.A:C24IGH-8

Santana de Parnaíba

2014

Teoria da Gestalt

A palavra Gestalt tem origem alemã e surgiu em 1523 de uma tradução da Bíblia, significando "o que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares". Hoje adotada no mundo inteiro significa um processo de dar forma ou configuração. Gestalt significa uma integração de partes em oposição à soma do "todo". A Psicologia da Gestalt teve sua origem na Alemanha. Como muitos movimentos científicos importantes, a psicologia da forma (gestalt) nasceu de uma rebelião contra a ciência estabelecida na época. Por se oporem à tradição acadêmica da psicologia mais antiga (psicologia experimental), a gestalt era conhecida como uma psicologia de protesto. A Psicologia da Gestalt originou-se como uma teoria da percepção que incluía as relações entre a forma do objeto e os processos do indivíduo que o recebe. Foi uma reação às abordagens atomistas que reduziam a percepção aos processos mentais ou conteúdos mentais. A Psicologia da Gestalt questionou a explicação da percepção como uma soma de sensações. Duvidou também da concepção dos processos fisiológicos correspondentes como uma soma de atividades separadas. Para os gestaltistas, nem o processo ideológico, nem a percepção ou a excitação nervosa poderiam ser concebidas como uma simples soma das partes. O processo cerebral, assim como a percepção, deveria ser um todo unificado, não sendo mais uma integração de atividades isoladas de unidades distintas, assim como a percepção é tampouco uma composição de sensações separadas.

Principais conceitos

"A fórmula fundamental da teoria da Gestalt poderia ser expressa da seguinte maneira: existem totalidades, cujo comportamento não é determinado pelos seus elementos individuais, mas nos quais os processos parciais são eles mesmos determinados pela natureza intrínseca do todo" (Max Wertheimer). Os teóricos da Gestalt propuseram uma série de princípios para percepção, tais como: proximidade, semelhança, direção, disposição objetiva, destino comum. Também como conceitos básicos destacam-se:

i. O todo e a parte;

ii. Figura e Fundo;

iii. Aqui e agora.

Onde ressalta-se a concepção estruturalista desta escola – o problema para o gestaltista não é como o dado é solucionado, mas como é estruturado. Do todo uma parte emerge e vira figura, ficando o restante indiferenciado ou num fundo. A experiência passada da percepção de um objeto ouforma tem menor influência na visão de um objeto quese está vendo aqui e agora do que a experiência dapercepção aqui e agora.

Campo, Estrutura e Forma são conceitos básicos desta teoria.

Campo é, segundo Marcolli, um espaço que apresentaalgumas características constantes em todos os seuspontos; o espaço de uma folha de desenho ou a tela deum pintor são campos, tal como o é uma parede, oespaço de um compartimento um móvel ou um blocode pedra. À noção de campo está ligada a 4ªdimensão, a noção de tempo. No meio do cinema aação decorre em determinado tempo; leva tempo apercorrer, com o olhar, o trajeto de uma estrada, o tetode uma igreja barroca ou o desenho numa folha.

Estrutura é o conjunto de elementos que compõemuma forma e a ordem de organização; com trêssegmentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com