Resenha " O Quarto de Jack"
Por: pamellacamposs • 8/9/2022 • Resenha • 393 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
Nome: Pamella Aparecida Campos
Turma : PS4R06
Matrícula: T160103
O Quarto de Jack X Vigotsky
O longa metragem conta a história de Joy, que aos 17 anos foi sequestrada, e
seu filho Jack, fruto do abuso sexual que a jovem sofre há 7 anos. A primeira parte da trama se passa no galpão onde vivem, um “quarto” pequeno com o mínimo para sobreviverem. A única visão que os dois tem é de uma claraboia onde a vista é o céu, e o único contato externo é com o sequestrador, o “Velho Nick”, que leva comida para eles e todas as noites vai até o quarto para se aproveitar de Joy.
Para Jack, aquela realidade é a única existente, ele acredita que Nick é um mágico que faz a comida aparecer, que as pessoas na televisão são de mentira e que o único lugar do mundo é o quarto onde vive, sendo o espaço sideral do lado externo. Essa é a realidade que a mãe cria para que ele viva da melhor maneira possível, desde ser educado através de leitura até fazer exercícios no espaço que tem.
No entanto, quando Jack completa 5 anos, Joy decide planejar a fuga deles, as cenas seguintes são angustiantes por não saber se o plano vai funcionar e por temer as reações do garoto pela primeira vez fora do quarto, conhecendo o mundo. A segunda parte então, mostra as dificuldades tanto da jovem que volta para sua vida de sete anos atrás, porém agora diferente e passando por diversas questões e julgamentos, quanto do menino Jack, que assustado, passa a conhecer o mundo de verdade, pessoas e coisas que nunca teve contato.
A trama deixa explícita as dificuldades de Jack em se adaptar ao mundo real, e principalmente em socializar com as pessoas que fazem parte da sua nova vida. Segundo Vigotsky, o desenvolvimento pleno do ser humano depende do aprendizado que realiza em um determinado grupo cultural, a partir da interação com outros indivíduos da sua espécie. Em sua teoria histórico - cultural, ele pressupõe uma natureza social da aprendizagem onde a criança, desde o momento de seu nascimento, é um ser social, assim, sendo por meio das interações sociais que o indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores.
...