Resenha artigo
Por: anaruiva1006 • 14/10/2015 • Resenha • 345 Palavras (2 Páginas) • 571 Visualizações
Novas configurações familiares – Mitos e Verdades
O texto possui o objetivo de questionar os tipos de formações familiares presentes na cultura ocidental. As noções do conceito unidade familiar vem sendo alterada a medida que as pessoas estão vivenciando as mudanças que ocorrem no dia a dia, ou seja, novas formações fora da “tradicional” estão surgindo para nos adaptar aos tempo atuais.
O autor comenta em seu texto que a sociedade sempre tem a tendência de realizar uma “reorganização simbólica” para conseguir se adequar as novas leituras que o mundo toma.
Algumas das mudanças citadas de modificações no meio em que vivemos, que podem afetar a formação do núcleo familiar, é a revolução das mulheres (tanto sexual quanto de conquista de igualdades com os homens, que proporcionou uma ampla gama de novas decisões realizadas pelas próprias mulheres sobre seus corpos e suas vidas, saindo assim do padrão mãe/dona de casa que estavam fadadas a viver), a possibilidade da adoção, barriga de aluguel, entre outras. Mudanças as quais que, na visão dos tradicionalistas, afetam o conceito da família “tradicional” e influenciam nos quesitos de procriação e no sistema patriarcal de criação.
Apesar de todos os questionamentos, a idéia central do texto é a de que se os diferentes sistemas familiares simbólicos que estão sendo desenvolvidos irão afetar o desenvolvimento psíquico das crianças que estão sendo criadas fora do modelo “tradicional”. Independente da formação da unidade familiar o que deve ocorrer sempre é respeito e amor, pois assim a criança terá uma boa base para seu crescimento.
Fiquei impressionada como qualquer mudança causa tanto medo nas pessoas e como a aceitação do que ainda não se conhece não é bem recebido. Ao meu ver as pessoas ainda tentam impor um padrão antigo como se fosse o modelo correto a se seguir, porém não entendem que este modelo não se encaixa na atualidade. As pessoas ainda precisam aceitar que mudanças ocorrem e que devemos tentar nos adaptar, a tradição nem sempre enfatiza algo que é bom, somente algo que as pessoas tem medo de alterar por não saber como será.
...