Resenha critica
Por: gleicecleia • 6/3/2017 • Resenha • 534 Palavras (3 Páginas) • 1.447 Visualizações
1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
A mente vencendo o humor: mude como você se sente mudando o modo como você pensa. Dennis GREENBERG e Christine PADESKY. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda,1999.
2 APRESENTAÇÃO DO/A AUTOR/A DA OBRA
Os Autores dessa obra mostram como a Terapia Cognitiva, uma forma de psicoterapia eficaz e altamente embasada cientificamente, pode melhorar a vida do indivíduo.
3 PERSPECTIVA TEÓRICA DA OBRA
As técnicas psicoterápicas da Terapia Cognitiva auxiliam a identificar, avaliar, controlar e a modificar as crenças que comandam a visão de mundo e que podem ser disfuncionais. Crenças são "certezas" que o indivíduo constrói através da experiência e algumas podem condicionar sua vida, como por exemplo: Tenho que ser perfeito; O mundo é perigoso. "A forma como compreendemos nossos problemas tem um efeito em como lidamos com eles" (GREENBERGER & PADESKY, 1999, P.13).
4 BREVE SÍNTESE DA OBRA
Para GREENBERGER & PADESKY(1999), o terapeuta cognitivo deve fazer perguntas a respeito de cinco aspectos da vida do paciente: pensamentos(crenças, imagens, lembranças), estado de humor, comportamentos, reações físicas e ambiente(passado e presente), visto que as cinco áreas estão interligadas, onde cada aspecto diferente da vida de uma pessoa influencia todos os outros. Pequenas mudanças em qualquer área podem acarretar mudanças nas demais.
5 RESENHA CRÍTICA:
Situações , Estados de Humor e Pensamentos.
A postura e as atitudes de um instrutor de tênis para ensinar um aluno a arte de sacar.
O instrutor conceituava sua atenção movimento e balanço do aluno, e nunca criticava o aluno, incentivando-o sempre.
O instrutor usa técnicas para que fosse melhorando cada golpe de serviço de seu aluno, e através dessas técnicas, seria aprendido habilidades necessárias, que era o que ele esperava.
O desenvolvimento de habilidades específicas, é muito usado para o aperfeiçoamento e encorajamento, para que se torne experientes através da prática.
O autor mostra que existe um conjunto de habilidades que pode trazer uma melhora e uma mudança em seu estado de humor, no seu cognitivo, chegando a interferir nos seus relacionamentos.
Essas habilidades podem ser realizadas através de uma folha de exercícios de 7colunas, conhecida como “Registro de pensamentos”.
Para algumas pessoas o registro de Pensamentos pode ser complicado, mas quando junto com o terapeuta, a pessoa aprenderá a descobrir os seus próprios pensamentos e imagens automáticas.
São vários os tipos de pensamentos, que podem ser de palavras, imagens ou recordações.
Para completar a coluna 3 da folha de exercícios, o terapeuta ajuda o cliente a descobrirem certos pensamentos que acompanham suas reações emocionais.
Existe várias colunas na folha de exercício, que vão de 1 à 7, e cada uma intitulada com a situação e estado e humor.
E preenchidas essas colunas, se pode construir modos alternativos de olhar a situação, baseado em evidências das colunas. E assim completando os registros de pensamentos que faz com que os transtornos e depressão diminua.
Enfim, este manual mostra como a Terapia Cognitiva - uma forma de psicoterapia - pode melhorar a vida do leitor. Folhas de exercícios tipo 'passo a passo' buscam ensinar habilidades específicas a fim de ajudar pessoas a vencer a depressão, ataques de pânico, ansiedade, raiva, culpa, vergonha, baixa auto-estima, transtornos alimentares, abuso de substâncias e problemas de relacionamento.
...