Resenha do filme Análise de uma Mente
Por: Clanogsan • 26/6/2023 • Resenha • 1.461 Palavras (6 Páginas) • 104 Visualizações
Resenha : Freud Análise de uma mente
Cláudia Nogueira Santos
Módulo 3: História da Psicanálise
Neste documentário, ao iniciar, podemos ouvir a única declaração que Freud fez a imprensa. Ele fala que começou sua carreira tentando trazer alívio aos seus pacientes neuróticos. Relata também as diversas descobertas que fez dando ênfase ao inconsciente. Ele descobriu áreas reprimidas da mente, o que já não mais estaria no consciente, como emoções reprimidas, dores emocionais etc. Nesta época ele introduziu uma nova maneira de se pensar na sexualidade. Assim, sua reputação foi deturpada dando adjetivos aos quais ele não era.
Podemos entender sobre várias fases de sua vida, desde a infância na cidade de Freilberg, onde nasceu, até seus estudos na vida adulta, quando começou suas observações e os tratamentos em pacientes com histeria e neuroses através de vários métodos de análise. Observei que desde criança Freud era muito focado no que ele desejava e tinha um temperamento forte, sendo o preferido de sua Mãe que o chama de Sig de Ouro. Aos 12 anos de idade, ele já falava seis línguas diferentes, isto nos dá a ideia de uma criança precoce.
Desde muito cedo Freud, já esboçava seus sonhos, em forma de diário. Em algumas passagens, podemos destacar o fato de que o próprio Freud em sua infância ter interesse pelos sonhos. Com o passar dos anos, foi ele que através dos sonhos descobriu que eles não se tratavam apenas de imagens criadas por nossas mentes, mas sim de um caminho extremamente estreito aonde se chega as zonas mais profundas das nossas mentes.
Este documentário nos traz informações de uma vida cotidiana de uma família nada especial, com suas dificuldades e acertos. Assim, Freud decidiu ser médico para poder ter mais facilidade em obter ganho financeiro, com base em sua vontade de ter um sucesso profissional. Certa vez, escreveu cartas ao seu amigo e disse a ele para guardar as mesmas pois um dia poderiam valer preço de ouro.
Freud se apaixona pela amiga de sua irmã, Martha Bernays de vinte anos, tem um noivado de 4 anos, inteiramente através de cartas apaixonadas, só a viu por algumas vezes neste decorrer de tempo, cerca de 900 cartas.
Nesta época, Freud, durante o longo noivado, ansiava pelo sucesso e começou a pesquisar em 1884 uma nova droga: cocaína. Freud não sabia de seu efeito viciante, assim recomendava a mesma para seus amigos. Ele se sentia muito bem com a droga, pois alterava seu animo e podendo apresentar reações animadas. Um de seus amigos, Karl, juntamente com Freud, descobrirão que a droga poderia ser usada como anestésico em cirurgias, então neste momento ele conseguiu uma fama a qual ele tanto queria.
Mesmo fazendo o uso de cocaína até 1895 para ter uma mudança de humor, não há relatos de que ele tenha obtido o vicio da mesma. Freud noiva, doses pequenas de cocaína com a recomendação de uso.
Freud em sua escolha profissional dentro do hospital de Viena, decidiu seguir na especialidade em doenças nervosas devido a falta de médicos nesta área. As doenças eram pouco conhecidas, assim relacionavam doenças como a histeria a causas físicas. Em 1885, Freud vai à Paris estudar com um grande médico Jean M. Charco, que fazia experiencias coma hipnose, estas experiencias deram um grande impacto em Freud, tendo ele surgido com a ideia de que as doenças poderiam ser causas pelas próprias ideias da pessoa. Uma segunda mente era a ideia de Charcot que com o passar do tempo Freud chamou de inconsciente.
Ao retornar de Paris em 1886, Freud abre um consultório onde começa a atender como hipnotizador, mas não teve sucesso. Foi neste momento que conheceu Breuer e Ana O, sua paciente, e este lhe apresentou o tratamento chamado de: tratamento pela fala. Esta seria toda a base da Psicanálise.
Freud descobre que as histerias estava ligas a experiencias traumáticas as quais envolvia sexo, sendo este a raiz da neurose. Com o passar do tempo, Freud nota que suas pacientes começam a ter um sentimento amoroso com ele, surgindo assim a transferências.
Freud casa-se com Martha aos 30 anos, tiveram 6 filhos. Ele é o descobridor da libido, mesmo assim, renuncia a sua vida para se dedicar a sua maior paixão, seu trabalho. Tinha preferência por sua filha Anna, a qual usava para seus estudos, analisando sua mente.
Com a morte de seu Pai em 1896, Freud decide se analisar.
Freud descobre o caminho certo para o inconsciente: os sonhos, usa a associação livre para aprofundar-se. Entende que foi possível quando criança ter desejado a morte do irmão ou ter desejado sexualmente sua mãe. Ele dá o nome de complexo de Édipo, baseado no mito de Sófocles. Dando a entender que o primeiro desejo de amor de uma criança é a mãe e conjuntamente o primeiro desejo de ódio é pelo pai.
Em um todo, podemos ver neste documentário o trabalho de Freud para elevar a Psicanálise à condição de ciência, sua difícil relação com a sociedade de Viena, sendo ele um Judeu e seu relacionamento com Carl Jung, desde o começo com onde havia interesses mútuos, até o completo afastamento e a rivalidade entre os dois.
Podemos entender ao lermos o capítulo 26 que muitas coisas mudaram na prática psicanalítica atual.
Regras de Abstinência: no filme há a predominância das pacientes histéricas, que desenvolviam uma atração, bem como, uma paixão com um certo erotismo pelo analista. Neste nosso tempo, isto mudou radicalmente. Tudo isso se dava pelo perfil emocional e a situação de vida do paciente ser bem diferente das situações vividas nos primeiros tempos da psicanálise. Temos hoje, situações sociais e econômicas diversas, mas com um perfil totalmente diferente do início dos estudos. Os estudos foram a cada dia aumentando e o conhecimento da área psicanalítica tanto teórico como técnico tiveram um aumento significante e com uma maior profundidade. Os objetivos a serem alcançados tiveram modificações, assim, com tempos de análises mais longos permitindo uma interação paciente-psicanalista com maior liberdade de expressão.
...