Resolução de atividade livro, psicologias
Por: Paullo Garcia • 12/6/2019 • Seminário • 410 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
Atividade - Capítulo 1
1°) O cotidiano e o conhecimento cientifico que temos a realidade se aproximam e afastam. Explique essa relação.
R- Isso se deve ao fato que para construir o conhecimento é necessário aproximasse da sociedade abstrair a realidade analisar e assim se constrói o conhecimento científico.
2°) Qual a importancia do senso comum e como se dar a construção desse conhecimento?
R- O senso comum é importante para facilitar a realidade. Este pode ser construido a partir das gerações, de tentativas e erros. E desta forma facilita o nosso cotidiano pois não é neccessário explicações estudos mais técnicos e específicos para se fazer coisas simples.
3°) Porque dizemos que o senso comum integra de modo precário o conhecimento humano?
R- O senso comum por muitas vezes se baseia de forma muito simplificada, como no caso quando se usa termos superficiais para se referir a coisas mais complexas e técnicas. Quando o senso comum se apropria da ciência.
4°) A partir de que surgiu a necessidade de um conhecimento mais sofisticado e qual foi esse conhecimento?
R- Com uma considerável evolução da sociedade os gregos sentiram a necessidade de estudar outros campos para resolver problemas agrícolas, arquitetônicos, navais etc, esse conhecimento foi denominado científico.
5°) Quais formas de conhecmento foram apresentadas para discutir a realidade?
R- O senso comum e o conhecimento científico não foram capazes de explicar a realidade assim surgiram a arte, a religião e a filosofia para auxiliar e interpretar a realidade.
6°) De que forma a ciência baseia-se na realidade para assim tê-la como objeto de estudo?
R- Por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. É obtido de maneira programada, sistêmatica e controlada par que se permita a verificação.
7°) Qual o objeto de estudo da psicologia?
R- O comportamento humano, o inconsciente ou mesmo a personalidade.
8°) Por que dizemos que a psicologia não tem um padrão de estudo?
R- A psicologia não se baseia em paradigmas exatos já que o seu objeto de estudo (o homem) está em constante mudança, isso se dar a sua alienação as mudanças da sociedade.
9°) A subjetidade pode ser automoldável. Explique.
R- O homem pode promover muitas outras idéias de subjetividade, construindo assim sua coletividade e desta forma Podemos dizer que a subjetidadr não é só produzida ou moldada.
10°) Quais praticas do saber tem sido confundidas com a psicologia?
R- O tarô, a astrologia, a quirômancia, a numerologia tem vindo assumindo responsabilidades que são da psicologia, porém, vale-se lembrar que não são práticas da psicologia já que não são do campo a ciência.
...